Oito dias de fé, cultura e devoção marcaram as celebrações em honra a Nossa Senhora da Vitória, padroeira da capital capixaba. A programação especial, organizada pela Arquidiocese de Vitória com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), chegou ao fim nesta segunda-feira (8), data em que se comemora o dia da santa e aniversário da cidade.
Com o tema "Mãe da Esperança, rogai por nós!", a festa reuniu milhares de fiéis no Centro Histórico, em frente à Catedral Metropolitana, em momentos de oração, missas, procissão e apresentações culturais.
Durante a semana, passaram pelo palco montado ao lado da Catedral atrações como a Orquestra Sonatha, sob a regência do Maestro Hariton Nathanailidis, que encantou o público com duas apresentações; Nanno Vianna & Banda, que animaram a noite de sábado (6); e a Banda Fé Maior, que emocionou o público na noite do último domingo (7).
O encerramento ficou por conta do Padre Anderson Gomes, que se apresentou após a missa, do Padre Renato Criste, que conduziu momentos de oração na noite desta segunda-feira (8).
Além das atividades religiosas, os fiéis e visitantes também puderam desfrutar das barracas montadas no entorno da Catedral, que ofereceram comidas e bebidas, tornando o evento ainda mais acolhedor.
Presente ao encerramento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini destacou a importância da celebração para a cidade: "A Festa de Nossa Senhora da Vitória é um símbolo de fé e de união do nosso povo. Celebrar nossa padroeira é também celebrar a história e a identidade da nossa capital. Foi emocionante ver tantas pessoas reunidas, em um clima de paz, devoção e alegria. Vitória é uma cidade que tem raízes fortes e a fé do nosso povo é um pilar essencial dessa trajetória de 474 anos."