Notícias

Férias: final de semana com show de Física, panelinha de barro e muito mais

Publicada em 22/07/2022, às 17h50

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Leonardo Silveira
Show de Física na Praça da Ciência
Show de Física na Praça da Ciência. (ampliar)
Leonardo Silveira
Show de Física na Praça da Ciência
Show de Física na Praça da Ciência. (ampliar)

Último fim de semana antes da volta às aulas e o que não falta é opção para aproveitar esses dias nos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória (CCEC). Toda a programação é gratuita, basta escolher seu roteiro e participar.

Sucesso de público na programação do início do ano, o Show de Física está de volta à Praça da Ciência! O acervo está aberto à visitação desde as 8 horas. A partir das 10h, neste sábado (23), o público presente será convidado a embarcar em experimentos muito diferentes que têm como base os conceitos de Física.

Quem comanda o show é o professor Giuseppi Camiletti, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As atividades envolvem apresentação de experimentos de Física, em estilo teatral, conduzidas por dois locutores dialogando entre si e promovendo uma interação da plateia com os experimentos.

"Durante a apresentação dos experimentos em pequenas esquetes, fazemos uma breve explicação dos fenômenos e discutimos aplicações dos conceitos no dia a dia", pontuou o professor Giuseppi.

Os experimentos utilizados durante o Show de Física são: bola de plasma (eletromagnetismo), banco de pregos (mecânica), canhão de vórtices (mecânica dos fluidos), tubo de Rubens (ondas), congelamento de balões, congelamento de chips do tipo fandangos, choque térmico, todos usando nitrogênio líquido (termodinâmica).

No domingo (24), tem mais experimentos e diversão, com a atividade comandada pela equipe show da Praça da Ciência. O acesso ao acervo abre também às 8h e, a partir das 10 horas, começa "A ciência pela investigação: experimentos e desafios de Física".

As aulas, na rede municipal de Vitória, retornam nesta segunda-feira (25).

Panelinha de barro

A Escola da Biologia e História convida você a modelar manualmente uma "panelinha de barro" para entender como é esse ofício de produção feito pelas paneleiras. O saber envolvido na fabricação artesanal de panelas de barro foi registrado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Imaterial no Livro de Registro dos Saberes, em 2002.

A oficina "Panelinha de barro" será realizada às 10h30 e às 15h30. O espaço abre a partir das 8h, pela manhã, e às 13 horas, à tarde. Além da oficina, tem visita guiada para conhecer os patrimônios naturais e histórico-culturais do Espírito Santo com ênfase no município de Vitória, mostrando as diferentes referências naturais e culturais aqui presentes, bem como as transformações ocorridas em detrimento da ocupação humana e a urbanização.

O espaço tem cinco aquários e espécies de animais representando diferentes ambientes aquáticos. Quem sabe você tira uma selfie com o Nemo por lá?

Mais física e tecnologia

Sábado também é dia de visita monitorada na Escola de Física. O acervo aborda conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes, com experimentos diversos visando a despertar a curiosidade e ajudar a compreender, de forma divertida, os fenômenos científicos.

No mesmo prédio, Vitória tem um espaço dedicado à cultura maker, à robótica, com uma proposta pedagógica de desenvolvimento da criatividade e do raciocínio por meio da resolução de problemas do dia a dia, buscando soluções e novos caminhos usando como ferramenta a tecnologia.

A Escola de Inovação está com duas salas para oficinas em três horários pela manhã, às 8h, 9h e 10h. Na sala 1, a programação é impressão 3D e robótica. Na sala 2, cubo mágico. A oficina de robótica é aconselhável a partir de 10 anos. Já a impressora 3D e o cubo mágico, a partir de 12 anos.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (23)

  • Praça da Ciência

8h: abertura para visitação do acervo com monitoria

10h às 11h30: Com a palavra, Giuseppi Camiletti, da Ufes

Apresentação: "Show de Física - a física no cotidiano de forma lúdica e teatral"

  • Onde fica: Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia).

 

  • Escola de Biologia e História

8h e 9h: Visita guiada

10h30: Oficina panelinha de barro

13h e 14h: Visita guiada

15h30: Oficina panelinha de barro

  • Onde fica: Avenida Dário Lourenço de Souza, Nº 790. Bairro Mário Cypreste (na entrada do Sambão do Povo).

 

  • Escola de Física

Das 8h às 11h: Visita monitorada

  • Onde fica: Rua Padre José de Anchieta, s/n, Parque Moscoso.

 

  • Escola de Inovação

Duas salas com oficinas em três horários pela manhã, às 8h, 9h e 10h. Na sala 1, a programação é impressão 3D e robótica. Na sala 2, cubo mágico. A oficina de robótica é aconselhável a partir de 10 anos. Já a impressora 3D e o cubo mágico, a partir de 12 anos.

  • Onde fica: Rua Padre José de Anchieta, s/n, Parque Moscoso.

Domingo (24)

  • Praça da Ciência

8h: abertura para visitação do acervo com monitoria

10h às 11h30: Com a palavra, a Equipe da Praça da Ciência

Atividade: "A ciência pela investigação: experimentos e desafios de Física"

  • Onde fica: Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia).
Luis Oliveira
Programação de férias: oficina "Viagem ao fundo do mar" na Escola de Biologia e História
Programação de férias na Escola de Biologia e História. (ampliar)
Luis Oliveira
Programação de férias: Oficina de óptica na Escola de Física
Programação de férias: Oficina de óptica na Escola de Física. (ampliar)

Voltar ao topo da página