Notícias

Férias e calor: dezembro começa com bandeira verde nas praias de Vitória

Publicada em 03/12/2021, às 15h40 | Atualizada em 03/12/2021, às 15h42

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Silveira
Praia de Camburi

Dezembro chegou anunciando férias, calor e praias inteiras com a qualidade da água própria para banhistas, esportistas e turistas aproveitarem em Vitória. Nesta primeira semana do mês, dos dez pontos de monitoramento da qualidade da água ao longo da Praia de Camburi, nove apresentam bandeira verde. Apenas o ponto 9, próximo ao canal, permanece interditado. Todas as praias da Ilha do boi, da Ilha do Frade, a Curva da Jurema e a Praia do Iate estão próprias para banho. O único ponto impróprio (bandeira vermelha) é o que fica próximo à Ilha do Frade, na Praia do Canto. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, a balneabilidade das praias da capital reflete o trabalho de fiscalização e monitoramento das ligações irregulares de esgoto à rede de drenagem, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). "Neste ano, com o trabalho de monitoramento, fiscalização e intervenções, conseguimos a maior série histórica de balneabilidade de Vitória. Isso representa qualidade de vida, saúde para a população, preservação do meio ambiente e estímulo à economia e aos negócios em importantes segmentos, como o turismo", comemora. 

A qualidade da água na orla de Vitória é verificada semanalmente e, desde janeiro, dos 21 pontos monitorados entre Jardim Camburi e a Ilha do Boi, 12 ficaram próprios para banho em mais de 90% dos períodos analisados. Sete pontos registraram bandeira verde entre 70% e 86% do período." Alguma variação da balneabilidade pode ocorrer pontualmente devido a chuvas ou outros incidentes", explica o secretário. Apenas dois - os pontos 20 (Praça do Papa) e 21 (Enseada do Suá) - estiveram na maior parte do tempo classificados com bandeira vermelha. 

Nesta semana, estão impróprios para banho, além do ponto 11, próximo à Ilha do Frade, os pontos 21, na Enseada do Suá (embaixo da Terceira Ponte) e 20, também na Enseada do Suá (ao lado da Capitania dos Portos). Quatro pontos permanentemente interditados: o ponto 9, próximo ao canal de Camburi, o ponto 23, em Santa Luiza (próximo à Ponte da Passagem), o ponto 22, em Santo Antônio (próximo à Academia Popular) e o ponto 24, em Jesus de Nazaré.

O resultado das análises semanais da qualidade das águas pode ser acessado no Portal da PMV, na Página de Balneabilidade.


Voltar ao topo da página