Notícias
Férias: diversão e aventuras na Escola da Ciência - Biologia e História
Publicada em 29/12/2016, às 08h00
Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Maxuel Rodrigues

Os Croods, Nemo e Dory. Você vai poder encontrar todos eles na programação de férias da Escola da Ciência – Biologia e História, em janeiro. A programação começa no dia 2 e conta com oficinas, cineclubes e outras experiências durante todo o mês.
O Centro de Ciência, Educação e Cultura fica no Sambão do Povo e vai oferecer oficinas que aliam conhecimento, cultura e lazer ao público infantojuvenil. Haverá também sessões de filmes especiais sobre a pré-história (Os Croods) e sobre as maravilhas do mar (Procurando Nemo), associadas a atividades referentes ao acervo da História e da Biologia.
As atividades acontecerão de segunda a sexta, sempre das 14 às 15 horas. Todos os dias da semana, durante todo o mês, a escola estará aberta à visitação, sempre das 14 às 18 horas.
Oficinas
Ofício das paneleiras de Goiabeiras
A fabricação artesanal de panelas de barro é o ofício das paneleiras de Goiabeiras. A atividade, eminentemente feminina, constitui um saber repassado de mãe para filha por gerações sucessivas, no âmbito familiar e comunitário. A técnica cerâmica utilizada é de origem indígena, caracterizada por modelagem manual, queima a céu aberto e aplicação de tintura de tanino.
Oficina de Juquinha
Contação de história "As aventuras de Juquinha", exibição de vídeo e confecção de peixinhos com tubos de pasta de dente. Sugestão de ano/série: 4 a 8 anos.
Microscopia
Sugere a investigação de células animais e vegetais por meio da preparação de lâminas a fresco e o funcionamento do microscópio. Propõe ainda a confecção de modelo celular com a atividade "Monte a sua célula". Sugestão de ano/série: 5º ano em diante.
Cineclube
Exibição de filmes comerciais sobre a pré-história, ecossistemas marinhos e terrestres. Logo após a sessão, discussão e realização de roteiros e oficinas relacionados à temática. Sugestão de ano/série: 4 anos em diante. As sessões de cineclube acontecerão no horário das 14 às 15 horas, para grupos de até 20 alunos.
Lágrimas do Rio Doce
Registro do crime ambiental. O fotógrafo capixaba de natureza Leonardo Merçon percorreu 10 cidades de Minas Gerais e Espírito Santo banhadas pelo Rio Doce. Merçon fotografou alguns lugares antes e depois da lama chegar. Viu centenas de animais morrendo ou travando uma batalha sem sucesso pela sobrevivência.
Os Croods
Os Croods são uma família da pré-história, liderada por um pai que tem muito medo do mundo exterior. Grandes transformações estão para acontecer quando a adolescente Eep conhece o jovem Guy, que lhes apresenta um incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era. Após a sessão, os alunos visitarão o acervo da pré-história e participarão de oficinas sobre pintura rupestre e escavação.

Procurando Nemo
Um peixe palhaço superprotetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote, Nemo. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory, e a dupla vai viver uma incrível aventura. Após a sessão, os alunos visitarão os aquários, que têm exemplares das espécies dos peixes do filme, e participarão de oficinas sobre a vida no mar e também de confecção de peixinhos com tubo de creme dental.
Procurando Dory
Seis meses após os acontecimentos de Procurando Nemo, Dory começa a recordar algumas partes da sua infância, principalmente lembrando sobre uma "joia de Monterey, Califórnia". Dory então decide procurar seus pais, sentindo uma saudade como nunca antes. Em suas viagens à procura de sua família, Dory encontra algumas pessoas do seu passado que havia esquecido, incluindo uma baleia, com quem ela pode ter aprendido o baleiês que usou no primeiro filme.
Onde fica
Endereço: avenida Dário Lourenço de Souza, 790, Mário Cypreste (Sambão do Povo).
Horário de funcionamento: durante as férias de janeiro, a Escola da Ciência - Biologia e História vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas. A entrada é gratuita.
Telefone: 3332-1612