Notícias

Feriado na Praça da Ciência tem opções de oficinas de quinta (8) a domingo (11)

Publicada em 06/06/2023, às 16h50 | Atualizada em 06/06/2023, às 16h52

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Praça da Ciência
Praça da Ciência. (ampliar)
Leonardo Silveira
Praça da Ciência
Praça da Ciência. (ampliar)

Feriado de Corpus Christi em Vitória combina com o quê? Combina com aprendizado e diversão na Praça da Ciência! Por isso, a equipe de educação do Centro de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) da capital preparou uma série de atividades para unir ciência e cultura num espaço agradável, de frente para o mar, e com um paisagismo singular para que você possa "pocar" nesse feriado!

De quinta-feira (8) até domingo (11), o espaço ficará aberto ao público das 8h às 12 horas. A entrada é gratuita e não é necessário fazer agendamento para visitar o acervo da Praça. Além dos equipamentos à disposição do público, ao longo desses dias, também haverá atividades especiais para divertir e ensinar a criançada.

A Amarelinha da Matemática é a opção de quinta-feira (8) e está programada para o horário das 10h às 11h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no local, a partir das 9h30. Atenção, famílias! A atividade é voltada para crianças de 3 a 6 anos, mas elas precisam ser acompanhadas por uma pessoa adulta. Nessa atividade, as crianças participarão de desafios para solucionar questões que envolvem operações matemáticas, por meio da brincadeira tradicional de jogar amarelinha.

Na sexta-feira (9), crianças de 7 a 12 anos vão se amarrar na Oficina de Ondas, também com inscrição no local, a partir das 9h30. Essa atividade busca trabalhar conceitos de espelhos, imagem, reflexão, luz e sombra e será conduzida por estudantes de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Cariacica.

Você sabe como as pessoas contavam as horas do dia antes da invenção dos relógios? Um dos meios utilizados ao longo da nossa história é a observação da incidência da luz do sol. Para entender melhor, no sábado (10), a partir das 10h, todo mundo está convidado a descobrir o "Relógio de Sol: a história das civilizações e a marcação do tempo".

A estudante de História Katieli Almeida fará um passeio pela história da marcação do tempo pelas civilizações. E na Praça da Ciência, claro, tem um equipamento que permite contar o tempo a partir da iluminação solar, é o Relógio de Sol Equatorial, que será apresentado ao público.

No domingo (11), para crianças de 7 a 12 anos, tem uma atividade pra lá de divertida que é pura ciência! Com vagas limitadas e inscrições a partir das 9h30, a oficina Canhão de Vórtices: Ar e Movimento promete encantar os pequenos! Com uso de um canhão de ar, as crianças serão desafiadas a derrubar torres de copos. Serão disponibilizados canhões, isso mesmo, canhões de ar, para que os participantes possam fazer a análise. Qual o melhor canhão para cumprir a tarefa? Ficou curioso? Venha descobrir!

Leonardo Silveira
Praça da Ciência
Módulo da Praça da Ciência. (ampliar)
Leonardo Silveira
Praça da Ciência - Visita guiada
Visita guiada na Praça da Ciência. (ampliar)

Por dentro do acervo

Vamos conhecer mais de pertinho o acervo da Praça que você pode visitar a partir das 8 horas? O Sistema Solar em Escala é uma uma representação do Sistema Solar ao longo da Praça da Ciência, com dimensões proporcionais à realidade. Assim, é possível ter noção do tamanho e distância dos planetas. Uma dica é levar o celular, se você tiver, porque tem QR codes para leitura, com realidade ampliada.

O Relógio de Sol mostra como a posição do nosso astro-rei fornece a hora local, por meio da sombra projetada. O João Teimoso até lembra um brinquedo infantil, mas por meio da aplicação de conceitos como centro de gravidade e torque, é possível compreender as condições do equilíbrio, o que só é possível com o trabalho em equipe de quem está no equipamento.

Brincadeira e conhecimento

Em parquinhos que ficam nas praças, é muito comum encontrar as gangorras. Na Praça da Ciência, um equipamento semelhante é as Gangorras de Níveis, com assentos assimétricos, elas permitem compreender o equilíbrio com massas diferentes.

Já as Alavancas mostram que quanto maior o braço de uma alavanca, maior a facilidade para erguer um objeto pesado. O Prato Giratório permite ao público experimentar as forças presentes numa rotação.

O Plano Inclinado, por sua vez, é baseado em um experimento do cientista Galileu Galilei, e ajuda a explicar o fenômeno de queda dos corpos. Também muito presente em espaços de brincadeira, os Balanços estão na Praça da Ciência, mas com uma explicação científica! Eles mostram que o período e a frequência do movimento não dependem do peso (massa) do usuário, e sim do comprimento da corrente.

Música e Matemática, como assim? A Escala Musical ajuda a construir essa relação. São tubos com tamanhos proporcionais que, ao serem tocados com um batente, apresentam as notas musicais.

Desafios

Você consegue se puxar pra cima, sentado em uma superfície? O Elevador de Mão mostra que sim, por meio de um sistema de associação de roldanas para facilitar o trabalho de levantar seu próprio corpo.

Lembra daquela história de colocar fogo em um graveto usando uma lupa? Bem, quase isso. O Refletor Parabólico concentra raios solares em uma determinada área, o que possibilita a queima de objetos.

Parece mágica, mas é ciência! O Espelho de Som é formado por dois espelhos côncavos, com os focos alinhados para que a reflexão das ondas sonoras seja máxima. Por isso, é possível falar baixinho no foco do espelho, que a outra poderá nos ouvir.

Mais espelhos! A Praça também tem os Espelhos que Deformam a Imagem. Eles têm formatos diferenciados e mostram imagens distorcidas. Já o Espelho Plano é composto de espelhos sem curvaturas cuja principal característica é a produção de imagens simétricas.

A Praça tem ainda um Gerador Manual de Energia, no qual o giro da manivela produz energia para acender lâmpadas em sequência. Por último, um equipamento que exige coragem! Quem entra no Gyrotec fica de ponta a cabeça! Nesse aparelho, a gente descobre na prática que quando o corpo gira em várias direções, ocorre o movimento aleatório do labirinto, causando dificuldade de localização no espaço.

SERVIÇO

Feriado na Praça da Ciência

Quando: de quinta (8) a domingo (11).

Horário: visitação aberta das 8h às 12 horas; atividades educativas das 10h às 11 horas, com inscrição no local a partir das 9h30.

Atividades: Amarelinha da Matemática (quinta-feira); Oficina de Ondas (sexta-feira); Relógio de Sol (sábado); e Canhões de Vórtice (domingo).

Onde fica: Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia).

Entrada gratuita.

Leonardo Silveira
Programação Semana das Crianças - Praça da Ciência comemorando 23 anos
Criança se diverte em brinquedo da Praça da Ciência. (ampliar)
Leonardo Silveira
Programação Semana das Crianças - Praça da Ciência comemorando 23 anos
Criança se diverte em brinquedo da Praça da Ciência. (ampliar)

Voltar ao topo da página