É na Feira dos Municípios que a diversidade cultural do Espírito Santo se encontra. Os 78 municípios do Estado estão reunidos em um só lugar, transformando o evento em uma vitrine da cultura, da arte e das belezas capixabas. E Vitória, a capital, marca presença com um estande cheio de experiências, atrações culturais e tecnologia.
"É um momento único de alegria, de vivências, de experiências para a história do nosso estado passando pelos 78 municípios valorizando a arte, a cultura, a gastronomia, a culinária e a força dos capixabas", pontuou Pazolini.
A feira, que acontece no Pavilhão de Carapina, começou na última quinta-feira (03) e segue até domingo (06), com uma programação diversificada para todos os gostos: são 60 manifestações culturais, 22 shows com artistas 100% capixabas, mais de 40 horas de evento, praça de alimentação com delícias regionais, expositores de todo o Estado.
No estande de Vitória, os visitantes estão tendo a chance de vivenciar de perto um pouco do que torna a cidade tão especial. As tradicionais paneleiras de Goiabeiras estão expondo suas panelas de barro, já o artesanato local está ganhando espaço com exposição e venda de peças feitas por artistas da cidade.
Uma das novidades deste ano é a experiência sensorial da Ilha das Caieiras, em que o público entra em uma canoa, ambientada como se estivesse vendo o pôr do sol mais bonito do Brasil, e tira fotos em um cenário que remete à cultura da região. Um convite à imersão nos modos de vida tradicionais da capital.
As desfiadeiras de siri da Ilha das Caieiras também estão marcando presença, demonstrando ao vivo a habilidade que mantém viva uma prática ancestral. Mais do que acompanhar o processo de desfiar o siri, o público que visitava o estande de Vitória leva para casa um pedacinho da Ilha, a tradicional torta capixaba, reconhecida como patrimônio cultural e símbolo da gastronomia local.
Além disso, a tradicional fábrica de chocolates Bombom Caieiras também esteve presente, vendendo suas delícias artesanais que conquistam moradores e turistas.
Quem passava pelo estande se mostrava curioso e, ao mesmo tempo, impressionado com o trabalho de Tatiana Valesca e Luiza Helena Pereira, desfiadeiras da Ilha. A agilidade das mãos fazia parecer que a atividade era simples, mas o trabalho exige técnica, conhecimento e muita prática.
"Sou desfiadeira de siri desde criança e estou muito feliz por participar desse evento maravilhoso. É a primeira vez que temos essa oportunidade, mesmo sendo desfiadeiras há tantos anos. Trazer essa prática para a feira é uma forma de valorizar e manter viva essa cultura única da nossa comunidade. É um privilégio mostrar o nosso conhecimento e representar o que é parte de nós", disse Tatiana.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV).CDTIV, Marcus Gregório, destacou a importância da participação de Vitória em eventos como esse. "A Feira dos Municípios é um momento valioso para mostrar ao público capixaba e aos visitantes a diversidade e o potencial turístico de Vitória. Estamos falando de uma cidade que une história, cultura, natureza e inovação, com infraestrutura para receber bem e encantar quem chega", disse.