Notícias

Feira de Santo Antônio recebe ação educativa sobre andada do caranguejo

Publicada em 23/02/2021, às 16h20

Por Felipe Mansur, com edição de SEGOV/SUB-COM


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida na água
  • Vida terrestre

Leonardo Silveira
Ação SEMMAM referente ao período de Andada do Caranguejo (que vai de 27/02 a 05/03) com abordagens feitas por fiscais / agentes da Secretaria à população
Feira de Goiabeiras recebeu ação de conscientização sobre os períodos de andada do caranguejo (ampliar)
Leonardo Silveira
Exposição
Servidores e munícipes podem conferir a exposição "Manguezal: múltiplos olhares" no hall de entrada do Palácio Municipal (ampliar)

A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) dá continuidade, nesta quarta-feira (24), a partir das 8 horas, às ações de educação ambiental e sensibilização sobre os períodos de andada do caranguejo-uçá. Desta vez, os técnicos da Gerência de Educação Ambiental vão percorrer a feira de Santo Antônio, abordando comerciantes e moradores para explicar a importância da preservação do crustáceo.

A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, lembra que, na ação de educação na feira de Goiabeiras, no último sábado (20), mil pessoas foram abordadas. "Nesta semana, também realizaremos ações em diversos pontos da cidade, como bares, padarias, restaurantes e peixarias, e espaços comunitários", diz.

Na segunda-feira (22), a abordagem foi feita junto a, aproximadamente, 300 servidores do prédio da sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. Na mesma ocasião, foi inaugurada a exposição "Manguezal: múltiplos olhares", na entrada principal.

Ainda nesta semana, as equipes irão realizar abordagens junto a servidores municipais e trabalhadores dos prédios da administração municipal, como a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Casa do Cidadão, ambas em Itararé, além de atividades junto à comunidade do entorno do Parque da Fonte Grande.

Cronograma

"A Semmam elaborou um cronograma de ações com o intuito de sensibilizar as pessoas sobre o período de andada do caranguejo-uçá. Temos o privilégio de ter uma grande área de manguezal e a missão de proteger a fauna e flora desses lugares", explica o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.

Andadas

A terceira e a quarta andadas serão, respectivamente, de 27 de fevereiro a 5 de março e de 28 de março a 3 de abril. São os períodos de reprodução dos caranguejos, quando machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal. Isso ocorre de janeiro a abril, durante as semanas de lua cheia ou nova.

Durante as andadas, estão proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá em todo o Espírito Santo.


Voltar ao topo da página