Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Fábrica de Ideias recebe evento para apresentação de desafios da indústria

Publicada em

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Fachada da Fábrica de Ideias
Fábrica de Ideias recebe o Roadshow do Programa FindesLab de Empreendedorismo Industrial

Acontece nesta quarta-feira (18), às 10 horas, na Fábrica de Ideias, em Jucutuquata, o Roadshow do Programa FindesLab de Empreendedorismo Industrial.

O evento é aberto ao público e contará com apresentação da chamada pública para soluções de desafios das oito empresas parceiras do programa. A iniciativa é uma realização do Núcleo Incubador Vitória (Nivix) e do Findeslab. A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) é uma das parceiras do programa.

O diretor de Inovação da CDTIV, Marcos Ferreira, destaca a importância do evento. "No Roadshow, as startups e spin-offs interessadas no programa do FindesLab poderão tirar dúvidas sobre o edital e os desafios propostos. Essa atividade é muito importante para receber propostas bem estruturadas e alinhadas aos desafios lançados pela CDTIV", disse.

Empreendedorismo

O Programa FindesLab de Empreendedorismo Industrial, lançado no último dia 6 de setembro, tem como objetivo estimular a inovação aberta convidando empreendedores e startups de base tecnológica a propor soluções inovadoras para os desafios expostos pelas empresas parceiras.

Além da CDTIV, também são parceiras as empresas ArcelorMittal, Fortlev, ISH, Shell, Soma Urbanismo, Unimed e Vale.

Roadshow

O Roadshow é um tipo específico de evento que tem se popularizado nos meios corporativos. Caracteriza-se pela itinerância, com a possibilidade de realização de atividades diferentes em cada local.

Esses eventos costumam ser curtos, focados na divulgação de uma atividade ou programa específico que, após atingir o objetivo inicial, é encerrado ou interrompido.

Desafio CDTIV

A CDTIV apresentou o desafio “Vitória – Soluções para uma cidade mais humana e inteligente”, em que as empresas propositoras podem desenvolver propostas a partir dois temas distintos.

Um dos temas é "Como a tecnologia pode aprimorar a experiência turística, transformando Vitória em um Destino Inteligente?". Nesse sentido, devem ser apontadas estratégias tecnológicas de monitoramento dos turistas que chegam e saem de Vitória, bem como de avaliação de sua experiência na cidade.

Também poderão ser apresentados projetos que visam melhorar a acessibilidade a pontos turísticos e equipamentos públicos e ampliar a mobilidade urbana dos turistas e residentes na capital.

O outro tema apresentado é "Como a tecnologia pode aprimorar a mobilidade urbana, segurança pública, assistência social, transformando Vitória em uma Cidade Mais Inteligente?".

Serão aceitos projetos inovadores de monitoramento de população de rua de Vitória, coleta e tratamento local de água da chuva para usos diversos, desenvolvimento de tecnologias para iluminação pública inteligente atreladas à autonomia energética, entre outros.

Mapeamento

O diretor-presidente da CDTIV, Leonardo Krohling, destaca a importância da parceria. "A CDTIV, junto à equipe do FindesLab, vai mapear startups inovadoras dispostas a solucionar os desafios tecnológicos da cidade de Vitória e selecionar as melhores propostas de solução de startups para serem desenvolvidas e aceleradas dentro do FindesLab", explica.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de outubro, no site https://findeslab.com.br/desafio-cdtiv/. Na primeira fase, serão pré-selecionados 20 projetos, dos quais serão escolhidos 16 projetos (dois para cada desafio) de produtos, serviços, processos ou modelos de negócio inovadores.

Cada startup poderá receber financiamento de até R$ 250 mil por projeto, além de bolsa de extensão tecnológica de R$ 2 mil mensais por 12 meses e todo o suporte do SENAI e instituições parceiras em mentorias e capacitações.