Notícias

Fábrica de Ideias recebe evento para apresentação de desafios da indústria

Publicada em 17/09/2019, às 19h15

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Fachada da Fábrica de Ideias
Fábrica de Ideias recebe o Roadshow do Programa FindesLab de Empreendedorismo Industrial

Acontece nesta quarta-feira (18), às 10 horas, na Fábrica de Ideias, em Jucutuquata, o Roadshow do Programa FindesLab de Empreendedorismo Industrial.

O evento é aberto ao público e contará com apresentação da chamada pública para soluções de desafios das oito empresas parceiras do programa. A iniciativa é uma realização do Núcleo Incubador Vitória (Nivix) e do Findeslab. A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) é uma das parceiras do programa.

O diretor de Inovação da CDTIV, Marcos Ferreira, destaca a importância do evento. "No Roadshow, as startups e spin-offs interessadas no programa do FindesLab poderão tirar dúvidas sobre o edital e os desafios propostos. Essa atividade é muito importante para receber propostas bem estruturadas e alinhadas aos desafios lançados pela CDTIV", disse.

Empreendedorismo

O Programa FindesLab de Empreendedorismo Industrial, lançado no último dia 6 de setembro, tem como objetivo estimular a inovação aberta convidando empreendedores e startups de base tecnológica a propor soluções inovadoras para os desafios expostos pelas empresas parceiras.

Além da CDTIV, também são parceiras as empresas ArcelorMittal, Fortlev, ISH, Shell, Soma Urbanismo, Unimed e Vale.

Roadshow

O Roadshow é um tipo específico de evento que tem se popularizado nos meios corporativos. Caracteriza-se pela itinerância, com a possibilidade de realização de atividades diferentes em cada local.

Esses eventos costumam ser curtos, focados na divulgação de uma atividade ou programa específico que, após atingir o objetivo inicial, é encerrado ou interrompido.

Desafio CDTIV

A CDTIV apresentou o desafio “Vitória – Soluções para uma cidade mais humana e inteligente”, em que as empresas propositoras podem desenvolver propostas a partir dois temas distintos.

Um dos temas é "Como a tecnologia pode aprimorar a experiência turística, transformando Vitória em um Destino Inteligente?". Nesse sentido, devem ser apontadas estratégias tecnológicas de monitoramento dos turistas que chegam e saem de Vitória, bem como de avaliação de sua experiência na cidade.

Também poderão ser apresentados projetos que visam melhorar a acessibilidade a pontos turísticos e equipamentos públicos e ampliar a mobilidade urbana dos turistas e residentes na capital.

O outro tema apresentado é "Como a tecnologia pode aprimorar a mobilidade urbana, segurança pública, assistência social, transformando Vitória em uma Cidade Mais Inteligente?".

Serão aceitos projetos inovadores de monitoramento de população de rua de Vitória, coleta e tratamento local de água da chuva para usos diversos, desenvolvimento de tecnologias para iluminação pública inteligente atreladas à autonomia energética, entre outros.

Mapeamento

O diretor-presidente da CDTIV, Leonardo Krohling, destaca a importância da parceria. "A CDTIV, junto à equipe do FindesLab, vai mapear startups inovadoras dispostas a solucionar os desafios tecnológicos da cidade de Vitória e selecionar as melhores propostas de solução de startups para serem desenvolvidas e aceleradas dentro do FindesLab", explica.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de outubro, no site https://findeslab.com.br/desafio-cdtiv/. Na primeira fase, serão pré-selecionados 20 projetos, dos quais serão escolhidos 16 projetos (dois para cada desafio) de produtos, serviços, processos ou modelos de negócio inovadores.

Cada startup poderá receber financiamento de até R$ 250 mil por projeto, além de bolsa de extensão tecnológica de R$ 2 mil mensais por 12 meses e todo o suporte do SENAI e instituições parceiras em mentorias e capacitações.


Voltar ao topo da página