Notícias

Exposição Gira reúne diferentes linguagens artísticas da cultura afrobrasileira

Publicada em 04/11/2019, às 07h00

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação – Gira
Exposição Gira
Obras da exposição estão em profundo diálogo por meio da circularidade que é inerente às práticas culturais afrobrasileiras

Pintura, instalação, fotografia e escultura reunidas numa única exposição. Além da diversidade de linguagens, o que chama a atenção na exposição “Gira” são as expressões de sete jovens artistas em torno das experiências afrobrasileiras e suas contribuições na cultura brasileira, no sistema de arte e na história da arte.

A abertura acontece nesta segunda-feira (4), a partir das 19 horas, e segue aberta ao público até 6 de dezembro, no Museu Capixaba do Negro (Mucane).

A exposição fica aberta de terça a sexta-feira, das 14 às 19 horas. Para mais informações ou para agendar visita de grupos, ligue para 3222-4560 ou mande e-mail para mucane@vitoria.es.gov.br . O Mucane é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura.

A exposição "Gira" é um projeto independente de iniciativa da curadora Napê Rocha e do grupo de artistas formado por Castiel Vitorino Brasileiro, Felipe Lacerda, Ione Reis, Julia Muniz, Kika Carvalho, Natan Dias e Rafael Segatto.

O grupo tece diálogos desde 2015 e tem promovido eventos, espaços formativos e exposições cujo objetivo é evidenciar as presenças e contribuições afrobrasileiras no campo das Artes e na sociedade brasileira em diferentes espaços da Grande Vitória.

Cultura afrobrasileira

Na exposição, nenhuma obra está isolada, todas elas estão em profundo diálogo por meio da circularidade que é inerente às práticas culturais afrobrasileiras. A curadoria, os artistas e o educativo da exposição partem de um repertório afrobrasileiro para expressar questões políticas, afetivas e identitárias com o objetivo de atingir uma multiplicidade de sujeitos e públicos.

Conversa pública

O grupo de artistas estará no Mucane no dia 28 de novembro, às 19 horas, para uma conversa sobre as obras presentes na exposição. O público vai poder conhecer mais sobre o trabalho, entender as concepções presentes nas ideias de cada artista e ainda poder dialogar sobre as questões afrobrasileiras contidas nas obras. 

Sinopse

A gira é a instauração de um espaço material e simbólico que se presta à comunicação direta ou intermediada entre os diversos planos da existência.

Na exposição "Gira", o corpo é mobilizado para uma experiência integrada com o espaço e os elementos que a compõem. Há nesse esquema a criação de uma dialogia por meio de uma complexidade de incorporações de singularidades e coletividades diversas que organizam a manutenção da própria vida.

A partir da ideia de uma circularidade das relações, o arranjo expográfico privilegiará a produção de um jogo de tensões, aproximações e afastamentos provocados pelos próprios trabalhos, de modo a materializar um bioma semântico e estético que dá primazia a uma percepção incorporada do espaço e das obras selecionadas.

Serviço
Exposição Gira
Abertura: 4 de novembro às 19 horas
Período da exposição: 5 de novembro a 6 de dezembro
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 14 às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro (Mucane) – Avenida República, 121 – Centro
C
lassificação indicativa: livre

Voltar ao topo da página