Notícias
Exposição filatélica A História Postal do Brasil chega à Vitória com patrocínio da Lei Rubem Braga
Publicada em 09/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 09/05/2025, às 17h25
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A história do Brasil contada por meio de pequenos fragmentos de papel. A filatelia, mais do que um hobby, é uma verdadeira janela para o passado e, em sua essência, carrega pedaços da história, cultura, arte e geografia. E é exatamente isso que a exposição "A história postal do Brasil" irá proporcionar aos visitantes: uma viagem no tempo por meio dos selos e das peças filatélicas que marcaram momentos importantes da nossa trajetória.
Da próxima segunda-feira (12) até o dia 18 de junho de 2025, a Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, na Cidade Alta, abre suas portas para a primeira parte dessa exposição, que, depois, seguirá para a Casa Porto das Artes Plásticas, também no Centro Histórico, onde fica entre os dias 23 de junho e 26 de julho de 2025.
Com entrada gratuita, a exposição estará aberta todos os dias, das 9 às 17 horas, para quem deseja mergulhar nesse universo fascinante que mistura história, arte e coleção.
A exposição, que conta com o patrocínio do Projeto Cultural Rubem Braga, tem o objetivo de aproximar os jovens da riqueza e complexidade dessa arte. Ao longo do percurso, será possível ver de perto os primeiros selos postais do Brasil, como os "olhos de boi", de 1843, e conhecer as ferramentas utilizadas pelos filatelistas, como lupas, pinças, guilhotinas e até odontômetros (instrumentos utilizados para medir a denteação dos selos). Também haverá mostruários com itens que detalham a prática de colecionar e pesquisar selos.
Para tornar a experiência ainda mais inclusiva, o evento oferecerá materiais impressos em Braile e uma seleção de selos com inscrições também em Braile, o primeiro emitido no mundo, em 1974. A ideia é que todos possam vivenciar a história por meio de todos os sentidos, reforçando a importância do selo, não só como um objeto colecionável, mas como um meio de comunicação e educação.
Ao final da exposição, um livro memorial será produzido, com fotos, depoimentos e histórias sobre as peças expostas, e cópias desse material serão distribuídas para ambos os locais da exposição. Um presente para todos aqueles que se encantarem com a arte de colecionar e estudar selos.
Presente
Kits com itens diversos sobre essa arte de colecionar selos também serão doados a visitantes da exposição que quiserem levar um pedaço dessa história para casa.
"Os selos são de grande importância para uma nação, pois retratam parte da história do país, os principais fatos acontecidos; campanhas sociais, artísticas e culturais; tipos de profissões; espécies da flora e fauna existentes e seus espaços geográficos; homenageiam artistas e personalidades políticas, sociais... É muita cultura e conhecimento que queremos levar aos jovens e visitantes com essa exposição", afirmou o responsável pela curadoria da exposição e apaixonado colecionador de selos, Nilo Sérgio Ferreira Bastos.
Junto com o multi-colecionador, nessas atividades de exposição, montagem e atendimento estão seus amigos e também filatelistas Marcos Bubach e Marcos Anselmo.
"A exposição, inédita em Vitória, é mais do que uma chance de ver pedaços de história. É uma oportunidade de refletir sobre o papel dos serviços postais, que por muito tempo foram essenciais para a comunicação no mundo, e de como os selos foram, e ainda são, instrumentos poderosos para perpetuar conhecimentos e memórias", declarou o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.
"Filatelia é mais que um hobby, trata-se de uma ciência, uma arte, um estudo técnico e minucioso do fragmento postal impresso, o ato de os acomodar em boas condições (colecionar) e a utilização da ferramenta/utensílio adequado para cada atividade desse exercício terapêutico, inclusivo, educativo e divertido que engloba todas as artes e envolve diversas gerações. Além do mais, a prática da filatelia exercita a organização, a paciência, a comunicação, a administração, o network e valoriza e preserva a história", finalizou Nilo.
Serviço
Exposição "A história postal do Brasil"
Quando: 12 de maio a 18 de junho na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim e de 23 de junho a 26 de julho na Casa Porto das Artes Plásticas.
Onde fica: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim - Casarão Cerqueira Lima - Rua São Gonçalo, 23, Cidade Alta, Centro Histórico de Vitória.
Casa Porto das Artes Plásticas - Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro Histórico de Vitória
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas (em ambos os locais)
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa livre.