Notícias

Exposição “Cidades (In)visíveis” abre calendário da Cultura para 2022

Publicada em 03/01/2022, às 09h00

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Casa Porto recebe exposição "Cidades (In)visíveis" a partir do próximo dia 6
Foto Divulgação
Exposição "Cidades (In)visíveis" é primeira atividade da Cultura de 2022

É no centenário prédio do ano de 1903, a Casa Porto das Artes Plásticas, que a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) dá o pontapé inicial para as atividades de 2022.

A partir da próxima quinta-feira (6), o espaço, que fica no Centro Histórico de Vitória, recebe a mostra “Cidades (In)visíveis”, uma exposição do acervo fotográfico de Tadeu Bianconi com curadoria de Fernando Pessoa e projeto educativo de Juliana Pessoa.

A exibição, que reúne fotos em preto e branco de diversas cidades do mundo, tem por objetivo apresentar uma visão poética das cidades por meio do diálogo entre fotografia e literatura.

“O projeto nasceu do encontro entre o acervo fotográfico do Tadeu, com fotos em preto e branco de diversas localidades do mundo, com a leitura do livro “As Cidades Invisíveis”, de um dos maiores escritores europeus do século XX, Italo Calvino. O diálogo não pretende ilustrar palavras com imagens nem representar imagens com palavras, mas compor fotografia e literatura numa relação em que uma reforça e intensifica as características poéticas da outra”, explica Fernando Pessoa.

A exposição funcionará até o dia 6 de abril, de segunda à sexta-feira, das 10 às 19 horas e aos sábados das 10 às 14 horas. A classificação indicativa é livre e a entrada é franca.

“Cidades (In)visíveis”, que recebe recursos do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), foi um dos trabalhos contemplados no edital de seleção de projeto de ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas, ano 2019/2020, na categoria I, Exposição Artística.

Protocolos

No interior da Casa Porto o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel são obrigatórios, seguindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias para a prevenção e combate ao Coronavírus. O agendamento prévio da visita não é necessário, porém, o número de visitantes é controlado no local.

Programe-se

O que: Exposição “Cidades (In)visíveis”

Quando: 06 de janeiro a 06 de abril de 2022

Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 - Centro Histórico - Vitória - ES

Funcionamento: segundas às sextas-feiras, das 10 às 19 horas e sábados das 10 às 14 horas

Classificação Indicativa: Livre

Mais informações: (27) 3132-5295

Foto Divulgação
Exposição "Cidades (In)visíveis estreia dia 06 de janeiro de 2022
Foto Divulgação
Exposição "Cidades (In)visíveis fica na Casa Porto até 06 de abril de 2022

Voltar ao topo da página