Notícias

Experiência sensorial atrai grupos para exposição na Casa Porto

Publicada em 18/11/2019, às 08h21

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Acervo do Serviço Educativo da Casa Porto
Visitantes participam da ação educativa Experiência_Silhueta
Visitantes participam da atividade Experiência_Silhueta, desenhando na superfície da parede do museu seu próprio contorno
Acervo do Serviço Educativo da Casa Porto
Visitantes participam da ação educativa Experiência_Silhueta
Ação da exposição Espaço da Pintura propõe uma diferente relação entre os trabalhos do artista e o espaço onde o visitante está inserido

Com a proposta de dialogar com a exposição "Espaço da Pintura", a Casa Porto das Artes Plásticas propõe aos grupos de visitantes diferentes formas de interagir com as pinturas do artista Fernando Accarino, atualmente em exposição no espaço.

Por meio da visita ao museu, o público é convidado a participar de atividades práticas coletivas, que propiciam diferentes modos de pensar, observar e de se sensibilizar com os trabalhos artísticos.

A exposição "Espaço da Pintura" apresenta obras da trajetória de três décadas do pintor Fernando Accarino. Com certa frequência, é possível perceber nas pinturas uma intrigante e misteriosa figura que se apresenta nas composições pictóricas do artista. Trata-se de uma silhueta humana, um homem usando calça, casaco longo e sapatos (ao menos, é o que parece sugerir a forma).

Ação educativa

Uma das atividades da mediação é a "Experiência_Silhueta", um convite feito aos visitantes para criar no espaço do museu um grande inventário de silhuetas, desenhando na superfície da parede do museu seu próprio contorno, propondo assim uma diferente relação entre os trabalhos do artista e o espaço onde o visitante está inserido.

Numa perspectiva mais lúdica, na ação "Experiência_Táctil", os visitantes são convidados a vendar seus olhos e a conhecer ou reconhecer outros visitantes utilizando outros sentidos sensoriais, como o toque. A dinâmica leva os visitantes a perceber suas características individuais ao passo que devem projetar mentalmente possíveis contornos e formas correspondentes de cada pessoa.

Conforme a coordenadora da Casa Porto, Kênia Lyra, o programa educativo do museu desenvolve uma pesquisa permanente para que os mediadores possam se adaptar aos diferentes públicos, considerando, inclusive, peculiaridades como faixa etária, escolaridade, interesses e outros pontos.

"Como pressuposto, entendemos que os visitantes já adentram o museu abastecidos de repertórios e vivências e que todos possuem capacidades de interação com a arte. Nesse sentido, o que a equipe de mediação se propõe é criar possibilidades que possam despertar no visitante o desejo de interação com o espaço, com o objeto artístico e com os conteúdos e temáticas que estão disponíveis no museu", explicou.

Fernando Accarino

Esta é a nona exposição individual de Accarino, mas é a primeira a apresentar uma visão de conjunto da produção do artista dentro de um recorte curatorial realizado pelo professor e doutor em artes Lincoln Guimarães Dias.

Accarino constrói suas imagens pictóricas aplicando elementos que constituem o seu repertório plástico, como a silhueta incorporada como signo e a estrutura geométrica, feita com linha e cor, que operam como um meio de ordenação do espaço.

Dessa forma, o artista propõe a alteração referencial do plano da pintura ao criar relações de avanço e recuo na percepção do espectador através de contrastes cromáticos.

Visitação

O público pode visitar a exposição até 25 de janeiro de 2020, de terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas.

Agendamentos

A Casa Porto das Artes Plásticas disponibiliza o serviço de visitas mediadas para grupos, inclusive de escolas e de turistas. Para realizar o agendamento, o usuário deve seguir os seguintes passos:

1º – Acessar o endereço: https://agendamento.vitoria.es.gov.br/

2° – Escolha o Serviço > Selecione a categoria (Cultura) > Selecione o serviço (Visitas mediadas aos museus) > Próximo;

3º – Escolha a unidade (Casa Porto das Artes Plásticas) > Próximo;

4º – Preencha seus dados e clique em "Agendar".

Mais informações pelo telefone: (27) 3132-5295

Serviço
Exposição “Espaço da Pintura” do artista Fernando Accarino
Quando: até 25 de janeiro de 2020
Horários: Terça a sexta, das 13h às 19h, e sábado, das 10h às 14h.
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, nº 66, Centro
Agendamento de grupos: clique aqui
Informações: (27) 3132-5295
Classificação indicativa: livre

Voltar ao topo da página