Notícias

Evento destaca importância de ação inclusiva e intersetorial no Bolsa Família

Publicada em 07/11/2019, às 18h12 | Atualizada em 07/11/2019, às 18h12

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família
Auditório da Prefeitura de Vitória recebeu o Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família (ampliar)
Carlos Antolini
Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família
Evento reuniu servidores e teve objetivo de discutir atuação integrada de profissionais e o foco na garantia de direitos das famílias atendidas (ampliar)

A importância da atuação integrada de profissionais de diferentes áreas e o foco na garantia de direitos das famílias foram as mensagens predominantes no Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família, realizado nesta quinta-feira (7), na Prefeitura de Vitória.

Nos discursos de abertura, nas apresentações e nos debates, esses dois preceitos foram enfatizados como forma de alcançar maior efetividade na política pública e para produzir impactos positivos na vida das famílias participantes do programa.

O seminário teve como tema "O Fortalecimento da Rede na Garantia de Direitos" e foi realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória (Comasv) em parceria com outros conselhos e a Prefeitura de Vitória, reunindo servidores das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Educação (Seme) e Saúde (Semus) e representantes de conselhos municipais. 

"Precisamos olhar as pessoas com empatia, ter foco no cuidado com as nossas famílias. Sabemos que não é só o recurso do Bolsa Família que importa, mas o acesso aos serviços, a garantia de direitos e a dignidade", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Aperfeiçoamento

A secretária de Educação, Adriana Sperandio, falou da importância da busca constante pelo aperfeiçoamento do programa. "Todos temos de ter um olhar sensível, focado nos direitos e em oportunidades, para que as famílias possam se fortalecer até não precisarem mais do benefício", disse.

Carlos Antolini
Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família
Teatro de Bonecos da Guarda Municipal apresentou uma peça com cenas do cotidiano de famílias em vulnerabilidade social (ampliar)
Carlos Antolini
Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família
Gestores da PMV, como as secretárias Iohana Kroehling e Adriana Sperandio, participaram do evento (ampliar)

Teatro de Bonecos

Para impactar o público, de forma bem divertida, o Teatro de Bonecos da Guarda Municipal apresentou uma peça com cenas do cotidiano de famílias em vulnerabilidade social e as possíveis respostas que elas encontram nos serviços municipais.

"Os bonecos mostraram bem como os servidores são os atores mais potentes para fazer a diferença na vida das pessoas. Com disposição e atitude, podem contribuir muito com cada família", disse Renata Madureira, secretária executiva da Secretaria de Saúde.

Estratégia

A professora da Fundação João Pinheiro (MG) Carla Bronzo Ladeira falou que a intersetorialidade é uma estratégia de gestão para lidar com problemas complexos, que têm muitas causas, envolvem muitas variáveis e diferentes setores. Segundo Carla, um programa como o Bolsa Família não pode ser desenvolvido com equipes focadas apenas em suas rotinas.

"A família é uma só, não se divide em educação ou saúde ou habitação ou trabalho e emprego. Então, precisamos estar alinhados, comprometidos com a família na sua totalidade. Estamos vivendo aqui hoje um momento de diálogo, de produção de percepções compartilhadas. Precisamos de mais momentos assim", disse.

Garantia de direitos

A analista técnica de Políticas Sociais do Ministério da Cidadania Natália Maria Leitão de Melo fez o primeiro painel, com o tema "Condicionalidades do Bolsa Família como garantia de acesso aos direitos".

Para ela, a gestão das condicionalidades é de caráter humanitário e inclusivo, e não punitivo. Dessa forma, antes de bloquear o benefício, as equipes da Assistência, da Educação e da Saúde precisam verificar os motivos de uma família não estar conseguindo cumprir as condicionalidades.

"Nosso esforço deve ser de contribuir para que a família possa cumprir as condicionalidades e voltar a ter o benefício", disse.

Carlos Antolini
Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família
"Estamos vivendo aqui hoje um momento de diálogo, de produção de percepções compartilhadas", disse a professora Carla Bronzo Ladeira (ampliar)
Carlos Antolini
Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família
Natália Maria Leitão de Melo proferiu o painel "Condicionalidades do Bolsa Família como garantia de acesso aos direitos" (ampliar)

Voltar ao topo da página