Notícias

ETSUS promove Seminário sobre pesquisas científicas na saúde de Vitória

Publicada em 03/12/2021, às 17h55 | Atualizada em 03/12/2021, às 18h03

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Elizabeth Nader
Palestra na ETSUS - Escola Técnica de Saúde
Elizabeth Nader
Palestra na ETSUS - Escola Técnica de Saúde

A Escola Técnica de Saúde de Vitória (ETSUS) promoveu, na quarta-feira (01) o IV Seminário de Pesquisa de Vitória – Saúde Baseada em Evidências. O tema neste ano ressaltou a importância das pesquisas que apontam qualificações aos serviços de assistência em saúde.

Para a secretária de Saúde de Vitória, Thaís Cohen, eventos como esse reforçam a importância das pesquisas científicas para toda a sociedade. “Diante do contexto pandêmico, se apoiar na ciência é uma importante estratégia para vencer os desafios que se impõe e qualificar a assistência em saúde. A aproximação da ciência com a vida cotidiana é um posicionamento ético e de defesa dos princípios do SUS”, afirmou.

O evento ainda contou com a palestra “Saúde Baseada em Evidências” com a Professora Dra. Denise Endringer, Pró Reitora de Pesquisa e Extensão da Universidade de Vila Velha (UVV), no qual foram exemplificadas situações em que pesquisas mudaram procedimentos já consolidados na sociedade. “O conhecimento de prática clínica é importante, mas é preciso continuar estudando e buscando atualizações científicas porque a ciência muda com o tempo e alguns procedimentos podem não fazer mais sentido depois de um período. Outro grande desafio é inserir e envolver o paciente, e seus conhecimentos, nos questionamentos em busca de melhores resultados”, explicou Denise.

As pesquisas selecionadas para apresentações foram realizadas no município de Vitória em 2020 e 2021, e separadas de acordo com os temas predominantes entre os trabalhos: Promoção da saúde e saúde mental, Tecnologia em Saúde e Pandemia, e Atenção Primária e Sífilis. Ao todo, 20 trabalhos foram apresentados no Seminário.

Dentre as pesquisas apresentadas, o trabalho do chefe do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo, Thiago Sarti, apontou como o público atendido nos Pronto-Atendimentos (PA) é muito heterogêneo e se vincula aos PAs quando deveriam buscar as unidades de saúde. “O SUS possui uma lógica onde unidades de saúde e PAs possuem características e objetivos distintos. Por isso é importante compreender a percepção dos pacientes e envolvê-los com os serviços que eles tem à disposição”, explicou Thiago.


Voltar ao topo da página