Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Estudantes noruegueses conhecem rede municipal de saúde

Publicada em

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Visita de estudantes noruegueses na Secretaria Municipal de Saúde
Intercambistas da Noruega visitaram a Secretaria Municipal de Saúde e conversaram com a secretária Cátia Lisboa e equipe
André Sobral
Visita de estudantes noruegueses na Secretaria Municipal de Saúde
"Gostamos de saber que quem mora na cidade tem a tecnologia a seu favor, com o agendamento online", disse Lars (de camisa azul escuro)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recebeu, na manhã desta terça-feira (14), os estudantes noruegueses Christoffer Eriksen Stiansen e Lars-Michael Edstrøm Sommer, que foram conhecer como o órgão tem trabalhado no enfrentamento de problemas de saúde.

Os alunos, que são da Ostfold University College (OUC) - Departamento de Saúde e Serviço Social -, vieram a Vitória em um intercâmbio, cuja duração é de 61 dias. Eles já conheceram também a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci). 

Após a visita à Semus, os estudantes foram até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Consolação, que foi a unidade escolhida para desenvolver um projeto piloto de detecção precoce do câncer infantil. Ainda no bairro, eles conheceram a modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Emef Professor Admardo Serafim de Oliveira.

“Amamos a cidade de Vitória e as suas peculiaridades. Gostamos do que vimos também na Unidade de Saúde e de saber que quem mora na cidade tem a tecnologia a seu favor, com o agendamento online. Qualificar o atendimento por nota também nos chamou bastante atenção", disse Lars-Michael Edstrøm Sommer.

Panorama

"Pudemos passar para os intercambistas um panorama da saúde em Vitória e como estamos organizados para atender os usuários. Com unidades próximas às residências das pessoas, a rede municipal oferece para a população atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, de assistência social e de enfermagem. Além disso, as unidades estão aptas a aplicar vacinas e realizar coletas de exames, curativos e outros serviços. Isso tudo gera uma rede de bem-estar para o município", aponta a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.