Notícias

Estudantes noruegueses conhecem rede municipal de saúde

Publicada em 15/05/2019, às 14h18

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Visita de estudantes noruegueses na Secretaria Municipal de Saúde
Intercambistas da Noruega visitaram a Secretaria Municipal de Saúde e conversaram com a secretária Cátia Lisboa e equipe
André Sobral
Visita de estudantes noruegueses na Secretaria Municipal de Saúde
"Gostamos de saber que quem mora na cidade tem a tecnologia a seu favor, com o agendamento online", disse Lars (de camisa azul escuro)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recebeu, na manhã desta terça-feira (14), os estudantes noruegueses Christoffer Eriksen Stiansen e Lars-Michael Edstrøm Sommer, que foram conhecer como o órgão tem trabalhado no enfrentamento de problemas de saúde.

Os alunos, que são da Ostfold University College (OUC) - Departamento de Saúde e Serviço Social -, vieram a Vitória em um intercâmbio, cuja duração é de 61 dias. Eles já conheceram também a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci). 

Após a visita à Semus, os estudantes foram até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Consolação, que foi a unidade escolhida para desenvolver um projeto piloto de detecção precoce do câncer infantil. Ainda no bairro, eles conheceram a modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Emef Professor Admardo Serafim de Oliveira.

“Amamos a cidade de Vitória e as suas peculiaridades. Gostamos do que vimos também na Unidade de Saúde e de saber que quem mora na cidade tem a tecnologia a seu favor, com o agendamento online. Qualificar o atendimento por nota também nos chamou bastante atenção", disse Lars-Michael Edstrøm Sommer.

Panorama

"Pudemos passar para os intercambistas um panorama da saúde em Vitória e como estamos organizados para atender os usuários. Com unidades próximas às residências das pessoas, a rede municipal oferece para a população atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, de assistência social e de enfermagem. Além disso, as unidades estão aptas a aplicar vacinas e realizar coletas de exames, curativos e outros serviços. Isso tudo gera uma rede de bem-estar para o município", aponta a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.


Voltar ao topo da página