Notícias

Estudantes da rede municipal de Vitória são orientados sobre combate ao Aedes

Publicada em 02/06/2023, às 17h55

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Crianças do Cmei Valdívia da Penha Antunes Rodrigues recebem orientaçõs sobre combate ao mosquito
Crianças do Cmei Valdívia da Penha Antunes Rodrigues recebem orientações sobre combate ao mosquito. (ampliar)

As atividades educativas e preventivas sobre as arboviroses são de extrema importância para o combate e prevenção a doenças. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza diversas ações em parques, praças e escolas em todos os territórios de saúde do município. Frente à prevenção,  tem buscado aliados importantes e essenciais nesse combate aos mosquitos: as crianças.

No meses de abril e maio, por exemplo, a equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) esteve em seis Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e em seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), orientando de acordo com a idade das crianças sobre os perigos da dengue e as principais formas de combater o mosquito transmissor da doença. Ao todo, cerca de 3 mil estudantes participaram das ações.

Para abordar os assuntos com as crianças pequenas nos Cmeis ou nos primeiros anos das Emefs, a equipe de Educação em Saúde do CVSA utiliza o teatro com fantoches onde explicam sobre sintomas da dengue, como o mosquito Aedes aegypti procura por água parada para colocar seus ovos e formas das pessoas combaterem o inseto.  Já com os alunos mais velhas o CVSA realiza um bate papo em salas de aula ou auditórios onde também explicam sobre os riscos da dengue, zika e chikungunya e formas de se proteger das doenças.

"A maneira mais eficaz de evitar a dengue, zika e chikungunya é eliminando focos do Aedes aegypti e as crianças são excelentes multiplicadores das informações aprendidas. Além disso, quanto mais cedo elas compreenderem o papel da população no controle do vetor dessas doenças, mais conscientes se tornarão e mais protegidas dos mosquitos elas ficarão", explica a diretora do CVSA, Wanessa Alves de Andrade Pachito.

Prevenção

Desde o início da gestão, o trabalho de combate ao mosquito foi intensificado na capital. Entre as principais ações de rotina diária estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê.

Diariamente a PMV realiza aplicação de inseticidas, por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), equipamento da Secretaria de Saúde (Semus), que atua em várias frentes para evitar a proliferação dos insetos. As equipes percorrem os bairros da capital com a aplicação espacial de inseticida, Carro Fumacê e também aplicação de termonebulização portátil nos becos e escadarias. Confira aqui o cronograma.

A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para eliminar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho, uma vez que 80% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências. Para ajudar nessa tarefa, a Prefeitura disponibiliza um checklist  em que o munícipe pode conferir semanalmente se sua residência está livre do mosquito.

O morador de Vitória também pode agendar uma visita do agente de combate às endemias em dia e horário predeterminados por meio do 156.


Voltar ao topo da página