Notícias

Estudantes da Emef Vercenílio Pascoal promovem seminário sobre pertencimento

Publicada em 15/05/2019, às 13h21

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Emef Vercenílio Pascoal
Alunos da Emef Vercenílio da Silva Pascoal participaram de seminário sobre pertencimento, valorizando o espaço onde estudam
Divulgação Seme
Emef Vercenílio Pascoal
Estudante Yasmin, do 8º ano da Emef, conversou com os participantes sobre a temática

Desenvolver em crianças e adolescentes o sentimento de pertencimento no processo de valorização da escola como um patrimônio de todos é fundamental para avançarmos como sociedade. Por isso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D´Arc, promoveu neste mês o “I Seminário de Pertencimento da EMEF VSP”.

O evento foi organizado pelos adolescentes do 6º ano do turno matutino, sob a orientação do professor de História Oziel Nazaré de Abreu. Participaram as turmas do Fundamental I, Integral e do 6º ano, acompanhadas de professores, profissionais da Educação, pais e familiares dos estudantes.

Gerações de estudantes

"Nossa escola tem 30 anos. Muitas gerações das famílias dos estudantes de hoje estudaram aqui no passado. Esse sentimento de pertencimento e de cuidado precisa ser despertado em cada um que compõe esse coletivo", afirma a diretora da Emef, Maria Luiza.

Um dos destaques do seminário foi a estudante Yasmin, do 8º ano, que conversou com os participantes sobre a temática "Reflexões sobre o sentimento de pertencimento no projeto de valorização da escola como patrimônio público". Ela destacou a importância de toda a comunidade em cuidar e preservar o ambiente escolar.

Pertencimento e gestão compartilhada

"A organização e o desenvolvimento do seminário, bem como a participação efetiva da família e dos demais estudantes, nos fazem ter a certeza da qualidade da escola pública e da efetividade da gestão democrática e compartilhada. Uma estudante dialogando com colegas, das mais variadas idades, sobre moral, ética, sociedade, cidadania e sobre a importância do sentimento de pertencimento no espaço coletivo nos faz renovar as forças e esperanças", afirma a professora Karla Veruska, técnica da Secretaria de Educação e uma das convidadas para o evento.


Voltar ao topo da página