Notícias

Estudantes com deficiência conhecem ferramenta que auxilia na visão

Publicada em 25/09/2019, às 13h40 | Atualizada em 14/10/2019, às 14h55

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
OrCam MyEye
O dispositivo realiza a leitura de textos, reconhecimento de rostos, cédulas de dinheiro, etc..

A oportunidade de conhecer um recurso de tecnologia assistiva que permite acesso instantâneo à informação em tempo real fez sucesso entre os estudantes cegos e com baixa visão da rede municipal de ensino de Vitória. Eles conheceram e interagiram com o OrCam MyEye, um dispositivo portátil intuitivo com uma câmera projetada para auxiliar pessoas com deficiência visual a terem vidas mais independentes.

O dispositivo pode ser acoplado nas hastes de qualquer óculos e, através de uma pequena câmera, realiza a leitura de textos, reconhecimento de rostos, produtos, códigos de barras, cédulas de dinheiro, cores, além de informar data e hora, funcionando em modo offline.

O professor João Machado, que é cego e trabalha na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, gostou dos recursos oferecidos pelo dispositivo.

“O dispositivo é algo mais parecido com o olho verdadeiro que podemos ter nesse momento, confere autonomia em muitas atividades do dia a dia e é extremamente prático no seu uso. O que me chamou mais atenção foi a capacidade do dispositivo, através de sua câmera, ler em voz alta um texto fotografado sem qualquer controle de iluminação, ângulo ou distância. Fascinante, no mínimo fascinante”, avaliou o professor.

“Os estudantes ficaram muito animados e interessados. Foi emocionante para eles a oportunidade de tatear animais como a estrela-do-mar e alimentos que fazem parte da culinária capixaba, na cozinha tátil. Sugerimos aos professores que agendem visitas contemplando suas turmas”, ressaltou a assessora da Coordenação de Educação Especial da Seme, Marcia Mutz.

Sobre a OrCam.

A missão da OrCam é aproveitar o poder da visão artificial, incorporando tecnologia pioneira em uma plataforma vestível que melhore a vida de indivíduos cegos, deficientes visuais e com dificuldades de leitura.

A OrCam foi fundada em 2010 pelo Prof. Amnon Shashua e pelo Sr. Ziv Aviram, que também são cofundadores da Mobileye, líder do sistema de prevenção de colisões e inovador para direção autônoma.


Voltar ao topo da página