Notícias

Escola São Vicente de Paulo abre semana de arte com exposição no Mucane

Publicada em 27/09/2022, às 16h50

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Leonardo Silveira
MUCANE - Museu Capixaba do Negro

O ano de 2022 marca o centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil, um movimento artístico que revolucionou a cena cultural brasileira. O movimento que reuniu grandes nomes das artes nacionais foi tema, de forma interdisciplinar, de estudos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo (SVP), localizada no Centro de Vitória.

A inspiração e o envolvimento dos estudantes foi tão grande que começa nesta terça-feira (27), às 19 horas, a "I Semana de Arte da Emef SVP", enfatizando as diferentes linguagens da Arte, com a abertura da exposição "Vai de cafezim?", no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane).

"Um projeto como esse mobiliza uma escola inteira, faz a escola trabalhar como um todo desde o 1º ano ao 9º ano. Estudantes, professores, famílias e servidores em geral, todos participam da produção e do resultado final", destacou o diretor da unidade de ensino, Ellison Christian Freire.

A exposição

Nos encontros semanais no Projeto "Espaço de Arte Atelier" na Emef São Vicente de Paulo, quatro grupos envolvendo 48 estudantes no contraturno escolar, ocorreram momentos significativos de compartilhamento de ideias e saberes, tendo acesso à produção artística e à criação como fundamentos para a ampliação do repertório pessoal, a aprendizagem e a expressão inventiva.

De acordo com a professora de Arte Mara Perpétua, a exposição nasceu da vontade de experimentar: aquarelar sobre o papel, a partir do pigmento extraído do grão do café.

"Encontramos na cor marrom/sépia cinco tons diferentes de tinta. Daí surgiram manchinhas, linhas, pontos e pingos de cor querendo ser poesia, peixes voadores, dinossauros, paisagens e constelações repletas de estrelas misturadas à brincadeira, à imaginação e à diversão coletiva", comentou.

A professora garante: quem estiver com os sentidos bem atentos e aguçados, conseguirá sentir o cheirinho do café exalando das pinturas dos estudantes! A exposição fica no Mucane até o dia 11 de outubro. Hoje à noite haverá apresentação cultural de dança e música.

"Os estudantes vivenciam uma produção fora do livro, do caderno e do quadro, fora das quatro paredes da sala de aula. Vivenciam um trabalho que engloba estudantes mais velhos, mais novos e professores de todas as disciplinas. Essa produção em específico com a matéria-prima café faz com que os estudantes vivenciem formas diferentes de utilizá-lo, como a pintura. Desenvolvem diferentes sensações e estimulam o fazer artístico e a criatividade. Eles estudam também a história do café na nossa região", comentou o diretor Ellison Christian Freire.

Semana de Arte

A "I Semana de Arte da Emef SVP" tem como tema central a multiplicidade de ideias e a valorização da diversidade existente entre os povos e suas culturas: "Todo Mundo, o mundo todo é diferente".

A partir desse eixo norteador, a semana terá mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, oficinas e apresentações variadas de artistas e instituições parceiras presentes no Centro Histórico da cidade de Vitória, contemplando dessa forma, as mais diversas expressões artísticas.

SERVIÇO

Exposição "Vai um cafezim?"

Abertura: terça-feira (27), às 19h, com apresentações culturais de dança e música.

Visitação: até 11 de outubro.

Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas". Avenida República, 121, Centro Histórico de Vitória.

Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17 horas.

Telefone: (27) 99873-4596.


Voltar ao topo da página