Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Escola da Vida: pessoas que superaram as ruas são homenageadas pelo prefeito

Publicada em

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Visita prefeito escola da vida premio
Prefeito visitou assistidos e profissionais que tornaram a Escola da Vida referência no País em política pública de Assistência Social
Guiomedce Paixao
Visita prefeito escola da vida premio
Visita do prefeito à Escola da Vida celebrou a conquista do Prêmio Cidades Sustentáveis 2019

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, visitou a Escola da Vida para parabenizar pessoas que viveram em situação de rua pelas histórias de superação e agradecer aos parceiros por acreditarem em cada um dos participantes.

"O programa Escola da Vida é único no País, sendo a porta de entrada da sociedade e na família para aqueles que, por algum motivo, estiveram nas ruas, dando oportunidades, respeito e capacitação. Essas pessoas que estão aqui hoje estiveram nessa situação e estão totalmente reintegradas à família e à comunidade. Ninguém está na rua porque quer. O caminho sempre é o diálogo e a oportunidade. A pessoa que vai para a rua perdeu algum elo. Nosso objetivo é exatamente este: reaproximar e fortalecer essa confiança. Já acolhemos 2 mil pessoas que deixaram as ruas do município", mencionou Luciano.

Superação

"A ida do prefeito à Escola da Vida valoriza todo o trabalho que está sendo desenvolvido e chancela o programa. Hoje, somos referência no País para projetos e estratégias em prol da superação das pessoas em situação de rua", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Orgulho

"Chamamos colaboradores, parceiros e os nossos assistidos para que todos nós pudéssemos receber o prefeito em comemoração ao Prêmio Cidades Sustentáveis 2019, no qual a Escola da Vida ficou em primeiro lugar no País na categoria 'Cidades Médias'. Isso, para nós, é motivo de orgulho e reconhecimento", afirmou o gerente da Escola da Vida, Luiz Melo.

Incentivo

"Eu passei já pela Escola da Vida e pelo Centro-Pop. Hoje, eu e meu marido, o Alamo, estamos na Hospedagem Noturna. Passei no Institutoo Federal do Espírito Santo (Ifes) e estou fazendo o curso de Segurança do Trabalho. Para mim, a Escola da Vida foi um divisor de águas. Não teríamos conseguido se não fosse o incentivo de todos aqui", disse Miriã Amancio, de 32 anos.

Oportunidade

"Agradeço pelas oportunidades que me foram dadas e por estar inserido no programa Escola da Vida. Para mim isso aqui foi tudo", disse o fotógrafo Guiomedce Paixão, de 48 anos.

"Meu lema é: 'Eu quero, eu posso, eu consigo'. É assim que estou vencendo e conseguindo todos os dias. Já estou no Ifes fazendo o curso de Hospedagem. Para mim, a Escola da Vida é uma família", declarou Eloisa Alves Cassemiro, 34.

Superação

A Escola da Vida já registrou este ano 190 casos de superação, um aumento de 150% em relação ao ano passado. São casos de reinserção familiar e comunitária, inserção no Programa Moradias Alternativas e no mercado de trabalho formal e retorno à escolarização.

A Escola da Vida tem como objetivo a reinserção social e comunitária das pessoas em situação de rua. Além de fortalecer a autonomia e o protagonismo.

Além de trabalhar identificando as habilidades empreendedoras individuais das pessoas em situação de rua. Tem como objetivo a (re)inserção social, comunitária e no "mundo do trabalho", tornando-os capazes de serem protagonistas de suas vidas.

Parceria

Durante a visita do prefeito, estiveram presentes alguns parceiros da Escola da Vida, como: Mc Donald's, autoescola Salomão, Óticas Vision, Associação de Moradores de Jardim Camburi, Igreja Metodista de Jardim Camburi, Sine, empresa Yellow, Espaço Tempo para Você, Polícia Militar, Inclusão Produtiva, Abrigo Jabour, construtora Zaqquel e projeto Sol.

"Levamos para trabalhar no Mc Donald's em torno de 25 pessoas. Eles trabalham muito bem, são super comprometidos e esforçadas com o serviço", explicou a franquiada do Mc Donald's, Elaine Correia.