Notícias

Escola da Vida: pessoas que superaram as ruas são homenageadas pelo prefeito

Publicada em 16/10/2019, às 15h16

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Visita prefeito escola da vida premio
Prefeito visitou assistidos e profissionais que tornaram a Escola da Vida referência no País em política pública de Assistência Social
Guiomedce Paixao
Visita prefeito escola da vida premio
Visita do prefeito à Escola da Vida celebrou a conquista do Prêmio Cidades Sustentáveis 2019

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, visitou a Escola da Vida para parabenizar pessoas que viveram em situação de rua pelas histórias de superação e agradecer aos parceiros por acreditarem em cada um dos participantes.

"O programa Escola da Vida é único no País, sendo a porta de entrada da sociedade e na família para aqueles que, por algum motivo, estiveram nas ruas, dando oportunidades, respeito e capacitação. Essas pessoas que estão aqui hoje estiveram nessa situação e estão totalmente reintegradas à família e à comunidade. Ninguém está na rua porque quer. O caminho sempre é o diálogo e a oportunidade. A pessoa que vai para a rua perdeu algum elo. Nosso objetivo é exatamente este: reaproximar e fortalecer essa confiança. Já acolhemos 2 mil pessoas que deixaram as ruas do município", mencionou Luciano.

Superação

"A ida do prefeito à Escola da Vida valoriza todo o trabalho que está sendo desenvolvido e chancela o programa. Hoje, somos referência no País para projetos e estratégias em prol da superação das pessoas em situação de rua", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Orgulho

"Chamamos colaboradores, parceiros e os nossos assistidos para que todos nós pudéssemos receber o prefeito em comemoração ao Prêmio Cidades Sustentáveis 2019, no qual a Escola da Vida ficou em primeiro lugar no País na categoria 'Cidades Médias'. Isso, para nós, é motivo de orgulho e reconhecimento", afirmou o gerente da Escola da Vida, Luiz Melo.

Incentivo

"Eu passei já pela Escola da Vida e pelo Centro-Pop. Hoje, eu e meu marido, o Alamo, estamos na Hospedagem Noturna. Passei no Institutoo Federal do Espírito Santo (Ifes) e estou fazendo o curso de Segurança do Trabalho. Para mim, a Escola da Vida foi um divisor de águas. Não teríamos conseguido se não fosse o incentivo de todos aqui", disse Miriã Amancio, de 32 anos.

Oportunidade

"Agradeço pelas oportunidades que me foram dadas e por estar inserido no programa Escola da Vida. Para mim isso aqui foi tudo", disse o fotógrafo Guiomedce Paixão, de 48 anos.

"Meu lema é: 'Eu quero, eu posso, eu consigo'. É assim que estou vencendo e conseguindo todos os dias. Já estou no Ifes fazendo o curso de Hospedagem. Para mim, a Escola da Vida é uma família", declarou Eloisa Alves Cassemiro, 34.

Superação

A Escola da Vida já registrou este ano 190 casos de superação, um aumento de 150% em relação ao ano passado. São casos de reinserção familiar e comunitária, inserção no Programa Moradias Alternativas e no mercado de trabalho formal e retorno à escolarização.

A Escola da Vida tem como objetivo a reinserção social e comunitária das pessoas em situação de rua. Além de fortalecer a autonomia e o protagonismo.

Além de trabalhar identificando as habilidades empreendedoras individuais das pessoas em situação de rua. Tem como objetivo a (re)inserção social, comunitária e no "mundo do trabalho", tornando-os capazes de serem protagonistas de suas vidas.

Parceria

Durante a visita do prefeito, estiveram presentes alguns parceiros da Escola da Vida, como: Mc Donald's, autoescola Salomão, Óticas Vision, Associação de Moradores de Jardim Camburi, Igreja Metodista de Jardim Camburi, Sine, empresa Yellow, Espaço Tempo para Você, Polícia Militar, Inclusão Produtiva, Abrigo Jabour, construtora Zaqquel e projeto Sol.

"Levamos para trabalhar no Mc Donald's em torno de 25 pessoas. Eles trabalham muito bem, são super comprometidos e esforçadas com o serviço", explicou a franquiada do Mc Donald's, Elaine Correia.


Voltar ao topo da página