Notícias

Escola da Vida: assistidos vão às compras na primeira Loja Moeda Vida Nova

Publicada em 30/09/2019, às 13h00

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Escola da Vida em Jardim da Penha. Projeto Moeda Vida Nova. No Centro de Evangelização Santa Clara
Pessoas em situação de rua acompanhadas pela Escola da Vida tiveram a oportunidade de adquirir peças de roupas e outros produtos no projeto
Guiomedce Paixao
Escola da Vida em Jardim da Penha. Projeto Moeda Vida Nova. No Centro de Evangelização Santa Clara
Participantes ganham pontos a partir da participação nas atividades oferecidas

A última sexta-feira (27) começou animada no Centro de Evangelização Santa Clara (Cescla), em Jardim da Penha. Foi a primeira edição da Loja Moeda Vida Nova e os assistidos da assistidos da Escola da Vida aproveitaram para comprar roupas, calçados, óculos e acessórios.

"Tomei um banho de loja! Meu marido ainda tinha alguns pontos para fechar minhas compras", comemorou Edna Evangelista.

Ela e o marido, Marcos Vinicius dos Santos, obtiveram 32 pontos cada um no projeto Moeda Vida Nova, iniciado no último dia 6, numa iniciativa da Escola da Vida. "Comprei uma bermuda, uma calça e uma camisa. O restante deixei com ela, que é mais vaidosa", disse Marcos.

Uma sacola de compras ainda maior exibiu Walisson Gean da Silva, que obteve 48 pontos. "Comprei roupas e um boné porque trabalho no sol e preciso muito. Só não comprei calçado porque não tinha meu número: 48", contou.

Walisson ainda pagou 4 pontos para cortar o cabelo com o barbeiro André Ribeiro de Almeira, da Barbearia RD Barbe Show, parceira do projeto.

Rumo à superação

Walisson, Edna e Marcos querem superar a situação de rua e estão participando das atividades da Escola da Vida em Jardim da Penha, onde costumam permanecer. "É muito bom ver como se esforçam para vir aqui, acompanhar as oficinas e se afastar das coisas negativas. Esse projeto é muito bom", disse Almir Moreira, participante da Pastoral Povo da Rua, parceira da Escola da Vida no projeto.

A representante do grupo Girassóis Ações Solidárias, Alda Borges, também gostou do clima alegre do ambiente. "Eles ficaram felizes de poder "comprar" suas roupas, de poder escolher. Coisas simples para outras pessoas, mas para eles reacende a esperança", disse.

Moeda Vida Nova

Todas as sextas-feiras, a Escola da Vida promove um café da manhã, palestras e oficinas para pessoas em situação de rua que circulam em Jardim da Penha no Cescla. A cada dia, os participantes ganham pontos pela presença, pela pontualidade, por participar até o final e até por trazer um amigo. Na última sexta-feira do mês, a manhã é dedicada à loja, que também oferece livros, malas e outros itens.

"É uma forma de estimular a participação nas atividades, ao mesmo tempo em que eles precisam fazer escolhas e tomar decisões. Com isso, compram o que desejam e ganham dignidade", explica a coordenadora da Escola da Vida, Marli de Faro.

Segundo Marli, a participação nas palestras e oficinas visa despertar as habilidades de cada um e fazê-los acreditar que podem começar uma nova história.


Voltar ao topo da página