Notícias

Escola da Vida 2019: prêmio internacional e dois novos núcleos de atendimento

Publicada em 17/12/2019, às 12h09

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza
  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades

Guiomedce Paixao
Cescla Lançamento da Moeda Vida Nova Escola Da Vida
Assistidos desenvolvem variadas atividades em núcleo da Escola da Vida em Jardim da Penha

Nesta sexta-feira (20), um café da manhã especial será servido aos participantes do núcleo da Escola da Vida em Jardim da Penha para comemorar as atividades realizadas neste ano, o primeiro da parceria com o Centro de Evangelização Santa Clara (Cescla), ligado à Pastoral de Rua da Paróquia São Francisco de Assis, no atendimento a pessoas em situação de rua no bairro.

E na próxima semana, será a confraternização com os participantes do núcleo da Praia do Suá, viabilizado pela parceria com a Capelinha de São Pedro e a Igreja Batista local.

As parcerias são algumas das iniciativas que geraram resultados para a Escola da Vida neste 2019. Por meio de empresas como a Yellow, o Instituto Salomão e o Mc Donads, 17 assistidos foram reinseridos no mercado de trabalho.

Outros nove assistidos iniciaram pequenos negócios informais graças às capacitações que receberam de parceiros como os artistas Diego Cavaleiro Andante e Júlia Tedesco, no projeto Colab Boomerague, de produção de artesanato com o reaproveitamento de materiais recicláveis, incentivando a economia criativa e a geração de renda.

Também contribuíram para os resultados as ações realizadas por coletivos como os grupo Girassóis Solidários e Sou Diferente (este, ligado à Faculdade de Direito de Vitória) e a voluntários individuais, que dedicaram algum tempo para ensinar cuidados em saúde, autoestima, empreendedorismo e criação.

Clipe

Um marco do empoderamento e da superação da situação de rua neste ano foi a gravação de um clipe de Natal pelos assistidos da Escola da Vida em parceria com músicos capixabas.

Prêmio

O trabalho em rede conquistou o primeiro lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis 2019, na categoria Cidades Médias (de 101 a 500 mil habitantes), em outubro.

O programa atendeu a vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Erradicação da Pobreza, Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades e Igualdade de Gênero; e concorreu com projetos de 61 municípios de 15 estados brasileiros.

Guiomedce Paixao
marcos formiga carteira de trabalho
Escola da Vida ajudou a reinserir 17 pessoas em situação de rua no mercado de trabalho este ano

Escola da Vida 2019

Pessoas atendidas: 112

Palestras e oficinas voltadas para o mundo do trabalho: 103

Pessoas encaminhadas para entrevista: 34

Inseridas no mercado formal: 17

Principais áreas de atuação: auxiliar de serviços gerais, embalador de supermercado, garçon, ajudante de pedreiro, pintor, entre outros.

Inseridas no mercado informal: 9

Encaminhadas para cursos: 7

Encaminhadas para tratamento de saúde contra dependência química: 7

Retorno à escolarização: 8

Encaminhadas para tratamento de saúde: 16


Voltar ao topo da página