Notícias
Equipe AprendeVix disponibiliza tutoriais para usar plataforma no celular
Publicada em 03/06/2021, às 10h39
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi

Como acessar e responder atividades usando a plataforma AprendeVix no celular? E o Google Sala de Aula? Para responder a essa dúvida de diversos estudantes, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) criou dois tutoriais, já disponíveis no portal aprendevix.edu.vitoria.es.gov.br.
O objetivo das publicações, que são coloridas e trazem o passo a passo para como executar cada tarefa, é facilitar o acesso e a navegação dos estudantes que estão em revezamento com a aula presencial ou que estão apenas no ensino remoto emergencial.
Por enquanto, os tutoriais são apenas para celulares com sistema Android, usado pela maioria dos estudantes da rede municipal, mas a equipe AprendeVix também já está desenvolvendo o passo a passo para quem usa o sistema IOS.
"Lançamos essa série de tutoriais para celular Android com o objetivo de ampliar e auxiliar o acesso dos estudantes aos conteúdos e atividades, além de orientar sobre como respondê-los na plataforma AprendeVix. Para aqueles que possuem celular IOS, fiquem tranquilos, pois estamos desenvolvendo tutoriais similares nessa versão. Importante destacar que esses tutoriais também serão feitos na versão em vídeo e estarão disponíveis no site AprendeVix", disse o coordenador de Inovação Social e Tecnologias da Seme, Fabrício Rufino.
Ferramentas

O primeiro passo é "Como acessar o Google Sala de Aula no celular android". O documento explica desde onde baixar o aplicativo do Google, passando pelo login até como usar, com uma explicação de cada tipo de atividade que o estudante poderá encontrar naquele espaço.
Já o tutorial “Como acessar e responder as atividades pelo celular android” é, na verdade, um pacote com o passo a passo para acessar e usar seis ferramentas diferentes na plataforma AprendeVix: atividades; perguntas; Google documentos; Google Jamboard; Google apresentações e Google formulários.
Elas podem ser usadas pelos professores para propor atividades nas salas de aula virtuais, ampliando o repertório de conteúdos disponíveis para os estudantes.
Ensino remoto
Os estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal estão sendo atendidos unicamente pelo modelo remoto emergencial, por força da portaria 107-R/2021, do Governo do Estado, bem como os grupos 1, 2, 3 e 4 da Educação Infantil.
Já os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que retornaram à escola estão uma semana na sala de aula e a outra em casa, para cumprir o revezamento que possibilita garantir o distanciamento nas escolas, protocolo importante devido à pandemia. Há também aqueles que as famílias optaram apenas pelo ensino remoto emergencial.
Quando não estão presencialmente na escola, os estudantes têm acesso a conteúdos e atividades na plataforma AprendeVix ou, ainda, por meio de roteiros de estudo impressos, que devem ser retirados na escola.
Essas atividades remotas estão vinculadas ao desenvolvimento de habilidades e conteúdos previstos nos documentos curriculares, previamente planejadas e elaboradas pelos professores, acompanhadas e coordenadas pela equipe pedagógica da escola, para serem ofertadas ao estudante fora do ambiente escolar.
As dúvidas dos estudantes podem ser tiradas via plataforma AprendeVix, e-mail, chat, comentários no mural da turma ou em diferentes recursos tecnológicos usados pelas unidades de ensino.
As equipes estão empenhadas em manter o vínculo com esses estudantes, por isso, o contato e o atendimento a essas turmas são feitos por meio de chamadas de vídeo, ligação telefônica, encontros virtuais e aulas no Google Meet, atendimentos por grupos de WhatsApp, entre outros recursos.