As famílias atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Inhanguetá viveram momentos de muito lazer, alegria e confraternização na tarde destas quarta-feira (17), durante o "Dia Divertido". O encontro foi planejado para festejar o Natal e aproximar ainda mais a comunidade, os atendidos e as equipes do espaço.
A coordenadora do Cras Inhanguetá, Daniela Merisio, fez questão de enfatizar a importância da ação e de esclarecer o papel dos Cras. "São unidades que oferecem serviços socioassistenciais básicos para famílias e indivíduos em vulnerabilidade, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários e prevenir riscos sociais, através de serviços como o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), orientação sobre benefícios e inscrição no Cadastro Único. No encontro, promovemos brincadeiras, lanche e prestamos orientações sobre os serviços ofertados pelo Cras. Mas ainda tem muitas famílias que não sabem disso", comentou ela.
A gerente de Atenção à Família da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) , juliana Moura, frisou que os serviços socioassistenciais são para quem dele precisar. Para Soraya Mannato, secretária municipal de Assistência Social, atividades como essa desenvolvida pelo Cras Inhanguetá são mais uma demonstração de empenho dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para promover ações para garantir o acesso a direitos sociais.
Qual o papel do Cras?
Proteção Social Básica: Organiza e oferta serviços como o Paif (Proteção e Atendimento Integral à Família) e o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
• Gestão Territorial: Articula a rede socioassistencial e outras políticas públicas no território.
• Inscrição e Orientação: Realiza a inscrição e atualização no Cadastro Único (CadÚnico) e orienta sobre programas sociais (Bolsa Família, BPC, etc).
• Fortalecimento de Vínculos: Promove ações para melhorar a qualidade de vida e prevenir a ruptura de vínculos familiares.
Quem deve procurar atendimento no Cras?
Famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, pobreza, privação de renda, ou com acesso precário a serviços públicos.
• Beneficiários de programas sociais e inscritos no CadÚnico