Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Encerramento do curso Educação Popular em Saúde é marcado por compartilhamento de experiências

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
UBS Jesus de Nazareth conta histórias emocionantes sobre o bairro em encerramento do curso
ACS da UBS Grande Vitória contam historias inspiradoras de munícipes durante encerramento do curso.
Foto Divulgação
A assistente social Claudia Ney também participou da primeira turma da EdPopSUS em Vitória
A assistente social Claudia Ney também participou da primeira turma da EdPopSUS em VitóriadPopSUS em Vitória.

A Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS) se encheu de cores, histórias e músicas para a cerimônia de encerramento da primeira turma do curso Educação Popular em Saúde (EdPopSUS), realizado na manhã desta quinta-feira (18). Um grupo de 21 pessoas, formado por agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e líderes comunitários, apresentou diversos trabalhos mostrando as visões de cada participante sobre o território onde seus equipamentos de saúde estão inseridos, considerando principalmente a história dos moradores na formação dos bairros e comunidades.

"O SUS não está apenas nas unidades de saúde, está também nas casas das pessoas através dos agentes. O EdPopSUS visa fortalecer o SUS no território e também o trabalho desses profissionais. O curso também reforça a importância do protagonismo das pessoas nas comunidades, destacando que elas não são apenas aquelas pessoas que precisam do cuidado em saúde, mas também são as donas dos saberes, conhecimentos, histórias, cultura e ancestralidade que formaram esses territórios", explicou a coordenadora do curso EdPopSUS pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Gaudene Conceição dos Santos.

Dentre os participantes do curso, estava o agente de combate às endemias (ACE) Renato Fortunato, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim Camburi e pontuou a história de construção do bairro em sua mostra. "Jardim Camburi é um bairro grande com muitos equipamentos e serviços públicos e privados. É interessante ver como o bairro se desenvolveu ao longo dos anos e também o perfil dos seus moradores", contou.

Já as agentes comunitárias de saúde (ACS) da UBS de Grande Vitória destacaram em sua apresentação histórias de inspiração e força dos moradores da região que transformaram suas comunidades em lugares mais acolhedores para todos. "Em nosso território temos pessoas como a senhora Dulce, que limpou todo um espaço, tirando o lixo do local, para criar em seu lugar uma horta medicinal com banquinhos para todas as pessoas da comunidade utilizarem. Também encontramos os moradores que valorizam muito a orla da região, pois é dela que tiram seu sustento, comercializando siris e sururus. E graças ao grupo terapêutico da UBS "Perdendo a linha" onde os moradores, em sua maioria mulheres, aprendem a fazer crochê, vemos todas as semanas pessoas se apoiando, se fortalecendo e aprendendo a fazer uma renda extra", contou a agente comunitária de saúde Silvana Santos de Oliveira.

Foto Divulgação
ETSUS promove encerramento da primeira turma da EdPopSUS em Vitória
Encerramento da primeira turma da EdPopSUS em Vitória.
Foto Divulgação
ETSUS promove encerramento da primeira turma da EdPopSUS em Vitória
Encerramento da primeira turma da EdPopSUS em Vitória.

Houve profissionais de outros municípios participando do EdPopSUS na ETSUS de Vitória, como a assistente social da Gerência de Gestão da Educação e Saúde da Prefeitura Municipal de Serra, Claudia Ney França da Silva. "Na minha apresentação tentei falar de todo o município e representar os vários serviços ofertados em diferentes áreas, não apenas na saúde mas também no meio ambiente, cultura, educação e democracia", disse.

Durante a solenidade, participaram do evento a gerente de ensino do ICEPi, Carolina Perez, a coordenadora de Educação Popular em Saúde da Fiocruz, Itana Suzart Scher, a coordenadora geral de Articulação Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde Beatriz Amaral Peregrino e o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin.

EdPopSUS

O curso EdPopSUS é uma estratégia da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS, implementada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio com o apoio do Ministério da Saúde. O curso objetiva fortalecer a educação popular por meio da gestão participativa, do compartilhamento do conhecimento, formação de trabalhadores, principalmente Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Endemias, e também lideranças comunitárias para atuarem nos territórios de atenção básica à saúde na construção do direito à saúde e do cuidado integral.

Em sua terceira edição, o EdPopSUS está sendo implementado no momento em quatro estados: Espírito Santo, Pará, Paraná e Rio Grande do Norte.

Foto Divulgação
ETSUS promove encerramento da primeira turma da EdPopSUS em Vitória
Encerramento da primeira turma da EdPopSUS em Vitória.
Foto Divulgação
ACE Renato Fortunato apresenta informações sobre o bairro Jardim Camburi em evento na ETSUS
ACE Renato Fortunato apresenta informações sobre o bairro Jardim Camburi em evento na ETSUS