Notícias

Educadores ambientais levam projeto sobre ecossistemas de Vitória para escola

Publicada em 06/11/2019, às 11h56

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Mangueando na Educação
Projeto visa ampliar o nível de conscientização dos alunos quanto à importância da preservação do ecossistema manguezal (ampliar)

Educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e professores de aulas eletivas das turmas dos 6º e 7º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EmetTI) Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, estão desenvolvendo o projeto “Observando e conhecendo os Ecossistemas da minha cidade".

Os alunos receberam materiais educativos disponibilizados pela Gerência de Educação Ambiental sobre os ecossistemas encontrados em Vitória, como a Mata Atlântica, o manguezal e a restinga. Como parte da programação, neste mês, estão sendo realizadas atividades do projeto “Mangueando na Educação”.

"O projeto visa ampliar o nível de conscientização da população quanto à importância da preservação do ecossistema manguezal, considerando suas características ecológicas, socioambientais, culturais e cênicas", disse a educadora ambiental Juliana Conde.

Nesta terça-feira (5), foi proferida uma palestra sobre "Noções Básicas sobre o Ecossistema Manguezal", que apresentou aos participantes as características bioecológicas, históricas, econômicas e sociais do ecossistema manguezal, além de promover a discussão sobre a importância do ecossistema e da manutenção do seu equilíbrio. Outra atividade realizada foi o Jogo da Memória Gigante do Manguezal.

Os alunos ainda terão a oportunidade de fazer uma aula de campo no manguezal do entorno do Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, na próxima terça-feira (12).

Oficinas

Em pararelo a essas atividades, estão estão sendo desenvolvidas dentro de cada tema oficinas com dinâmicas de interação. Essas atividades auxiliam na construção de uma grande colcha de retalho confeccionada pela própria escola e que será composta por desenhos que simbolizam a fauna e a flora dos ecossistemas de Vitória.

Mapa

A escola também receberá o Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas de Vitória durante alguns dias de novembro.


Voltar ao topo da página