Notícias

Educação promove live sobre protagonismo estudantil e combate a fake news

Publicada em 08/06/2020, às 09h45

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Live da Educação
Estudantes puderam interagir com o especialista e tirar uma série de dúvidas (ampliar)

Tornar o estudante um protagonista do processo educacional no qual está inserido é fundamental para o avanço da aprendizagem e é também uma das principais formas de concretizar o envolvimento do aluno no universo do saber.

Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) tem buscado fortalecer as ações de promoção do protagonismo estudantil neste período de isolamento social. 

A partir da Gerência de Gestão Escolar, em parceria com as unidades de ensino e com a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), a Seme promoveu a live “Mídias Sociais e Fake News: o papel do Estudante Protagonista na atual conjuntura”.

O debate foi ministrado pelo professor e doutor Eduardo Silva Miranda, que também é coordenador universitário do curso de Psicologia, a convite do Comitê de Participação e Protagonismo Infantojuvenil da Cidade de Vitória.

A transmissão contou ainda com a participação ativa de estudantes protagonistas da rede municipal de ensino, que puderam interagir e tirar uma série de dúvidas com o especialista.

Combate às fake news

Em pauta na live, a importância de disseminar somente informações verdadeiras, o perigo e os riscos que envolvem compartilhar notícias falsas e as formas de combater essa prática.

“Hoje, infelizmente, é muito comum recebermos informações e notícias falsas em várias de nossas mídias, e-mail, grupos de bate-papo” disse Eduardo.

“Verificar conteúdo da informação antes de repassar e se perguntar se essa informação fará bem ou mal a alguém são algumas formas de evitar o compartilhamento de fake news”, explicou o especialista, que também indicou sites de organizações que realizam esse trabalho de verificação de notícias.

Papel importante

“Como disseminadores de informação e experts no manuseio das ferramentas de mídias, os estudantes têm papel fundamental nesse processo, daí a extrema importância de tratarmos desse tema, principalmente diante do momento que estamos vivendo”, disse a secretária de Educação, Adriana Sperandio.


Voltar ao topo da página