Representantes de Vitória na VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
Foto Divulgação
Representantes de Vitória na VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
Representantes de escolas da capital estiveram em Guarapari para a etapa estadual da VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento reuniu estudantes de 11 a 14 anos, professores e coordenadores de escolas do Espírito Santo em um movimento de partilha de conhecimentos e propostas sobre educação ambiental e justiça climática.
Quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Vitória participaram do evento: Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, Emef Octacílio Lomba, Emef Prezideu Amorim e Emef Mauro Braga. O grupo foi formado por oito estudantes entre delegados e suplentes e cinco professores.
ACNIJMA é um espaço que incentiva crianças, adolescentes e jovens a transformarem suas escolas e comunidades por meio do desenvolvimento de projetos ambientais e da valorização da escuta ativa. O tema desta edição, 'Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática', buscou mobilizar os jovens a refletir, dialogar e propor soluções sustentáveis para seus territórios.
Projetos
Os projetos apresentados pelos estudantes contemplaram temas diversos, como plantio de árvores, hortas pedagógicas, compostagem, estudo do território e suas tradições, racismo ambiental e manejo de resíduos sólidos. Todas essas iniciativas refletem o protagonismo juvenil, uma vez que as propostas tiveram início nas conferências realizadas em suas próprias escolas, pautadas pelos princípios 'jovem escolhe jovem' e 'jovem educa jovem'.
Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências e participaram de debates relevantes sobre cidadania ambiental. Ao final, foi escolhida a delegação que representará o Espírito Santo na etapa nacional, que acontecerá de 6 a 10 de outubro, em Luziânia (GO). Entre os selecionados está a estudante Carolina Cordeiro Mandelle, do 7º ano A da Emef Prezideu Amorim.
Para o professor Mateus Barbosa da Silva, da Emef Mauro Braga, participar da conferência foi uma experiência enriquecedora. "Foi gratificante envolver nossos estudantes em um evento que trata de um tema tão urgente. A troca de conhecimentos e o protagonismo dos alunos mostraram a importância de incluir a justiça climática nas práticas pedagógicas. Saímos motivados a intensificar esse debate em nossa escola e comunidade", disse.
Apoio
Carolina Cordeiro Mandelle, delegada da Emef Prezideu Amorim, destacou a importância do apoio recebido e a experiência vivida."Foi uma oportunidade incrível para apresentar nosso projeto, fazer novas amizades e aprender sobre realidades diferentes. O suporte da professora e da equipe foi fundamental para nossa preparação. Sou grata por fazer parte dessa equipe", afirmou.
Já Sophia Davariz, estudante da Emef Mauro Braga, ressaltou o aprendizado e a troca cultural. "Conhecer as diferentes culturas do Espírito Santo e entender o impacto das nossas ações no meio ambiente foi muito importante. Aprendi que pequenas atitudes fazem a diferença. Essa experiência me trouxe uma nova perspectiva que vou levar para a vida", completou.