O fomento à educação não para na capital. O destaque de Vitória na política de investimentos em infraestrutura, formação de professores, tecnologia e qualidade do ensino fazem a cidade ser reconhecida nacionalmente, com destaques que incluem o reconhecimento como referência em alfabetização e formação docente, o ranking como a 2ª melhor capital em educação, segundo estudo realizado pela Firjan, e a iniciativa de modernizar escolas e entregar kits de material escolar para os alunos.
Nessa perspectiva, mais uma unidade de ensino passa por reforma, o que vai garantir condições dignas de aprendizado aos alunos. É a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aristóbulo Barbosa Leão, localizada no bairro Bento Ferreira e que também atende estudantes das comunidades do Jaburu e adjacências.
Na manhã desta segunda-feira (20), equipes da Prefeitura de Vitória realizaram uma visita técnica às obras. O encontro contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, do secretário de Obras, Gustavo Perin, do subsecretário de Educação, Thiago Costa, além de lideranças comunitárias.
Com investimento de R$ 2.864.000,00, as obras, que tiveram início no último mês de março, a entrega prevista para 2026. O projeto contempla serviços de adequação elétrica para climatização, troca da cobertura do ginásio, reforma e cobertura da quadra 2, reforma do campo de futebol com implantação de grama sintética e cobertura do parquinho.
Marcos Salles
Visita às obras da Emef Aristóbulo Barbosa Leão.
Durante a visita, Pazolini destacou que os investimentos em infraestrutura escolar fortalecem o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública. "É mais um importante investimento, qualificando o equipamento público para receber bem os estudantes. Teremos aqui um campo de grama sintética, um ginásio e uma quadra coberta. Toda a garantia de qualidade, de educação e lazer. Principalmente um ambiente atrativo pros jovens. Isso muda a realidade social, gera conhecimento e levará esses jovens a um futuro profissional brilhante. É nisso que acreditamos e assim vamos transformando a cidade", afirmou.
O diretor da escola, Edmilson Corassa, celebrou o avanço das obras e o impacto positivo para a comunidade. "Estou na terceira gestão aqui, a primeira foi em 2002. Depois de 23 anos, um prefeito olhou para as nossas obras e está dando esse presente. O nosso sonho vai virar realidade. Só agradecer ao prefeito Pazolini por essa iniciativa, e as comunidades do Jaburu e adjacências vão agradecer muito. É o ABL cada vez melhor", completou.
A Emef Aristóbulo Barbosa Leão atende, atualmente, a aproximadamente 600 estudantes de turmas do 1º ano 9º ano, nos turnos matutino e vespertino, e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.