Educação Ambiental: Parque da Fonte Grande recebe educadores ambientais dos Ifes
Publicada em | Atualizada em
Por SEGOV/SUB-COM, com edição de Andreza Lopes
Arquivo PMV
O Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque da Fonte Grande recebe, neste sábado (20), um grupo de educadores ambientais responsáveis pelos Núcleos de Educação Ambiental (NEAs) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para um momento formativo de diálogos acerca dos trabalhos da Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória.
A atividade, que será realizada das 8 às 12 horas, faz parte da programação do 8º Encontro de Educadores Ambientais do Ifes, cujo tema é "Educação Ambiental como política pública estruturante no século XXI", que ocorrerá na Cidade da Inovação do Ifes Vitória, ao longo desta sexta-feira (19).
De acordo com a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Sirlene Dias Araújo, a ida ao parque tem como objetivo proporcionar aos educadores ambientais dos NEAs uma visita técnica de cunho educacional para observação e estudo do ecossistema local.
Ela explicou que a atividade complementa as discussões do encontro, agregando à formação dos membros dos NEAs um pouco das discussões da Gerência de Educação Ambiental de Vitória a partir dos Centros de Educação Ambiental, como é o caso do CEA Fonte Grande.
Momento formativo
A equipe técnica GEA contribuirá com o fomento às discussões sobre a produção do espaço geográfico da Grande Vitória e a inserção das unidades de conservação, como é o caso do Parque da Fonte Grande.
Além disso, por meio de interpretação ambiental em trilhas e mirantes, será possível reflexões sobre a responsabilidade que deve ser partilhada por cada cidadão na proteção do bioma da Mata Atlântica de Encosta da Região Metropolitana, tendo como elementos de discussão, além das trilhas, nascentes, cursos d'água e as paisagens possibilitadas pelos "cones" de visão que os mirantes presenteiam aos visitantes.
A gerente de Educação Ambiental da Semmam, Juliana Sardinha, explica que "é preciso promover a aproximação das universidades e dos institutos federais, de seus núcleos de pesquisa e de educação ambiental aos trabalhos que a Gerência de Educação Ambiental faz em vários espaços educadores, como são as unidades de conservação - como é o CEA Fonte Grande - e os parques urbanos, assim como os projetos de educação ambiental desenvolvidos, para problematizar as questões referentes aos aspectos socioambientais junto aos diferentes grupos sociais".
"Que esse conhecimento seja compartilhado para o bem comum, e que gere ações significativas e transformadoras em defesa da vida e do meio ambiente", disse Juliana.
Mais informações
Todas as ações desenvolvidas pelo CEA Fonte Grande com o tema Mata Atlântica fazem parte do Projeto "Mata Atlântica, Floresta que Ensina", que conta com um cardápio e itinerários de aprendizagens para todas as idades.
Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela Gerência de Educação Ambiental da Semmam e para atendimento à instituições de ensino, comunidades ou grupos que desejam parcerias para realização de projetos de educação ambiental ou visitas de cunho educativo nos parques da cidade que possuem Centros de Educação Ambiental (CEAs), basta entrar em contato pelo telefone (27) 98154-0185 ou buscar informações no Portal Interativo de Educação Ambiental IntErAgeVix.