Notícias

Educação Ambiental de Vitória apresentará projetos e ações em Congresso Internacional

Publicada em 25/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 25/03/2025, às 16h30

Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Agente de Educação Ambiental diante de um manguezal
Agente de Educação Ambiental no manguezal.

Na capital capixaba, a educação ambiental é desenvolvida de forma que se tornou referência no Estado do Espírito Santo e no Brasil. Seguindo essa linha, serão apresentados no VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, alguns dos projetos e ações que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), vem trabalhando de forma processual junto aos diversos públicos e parceiros no município.

Com o tema "Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver", a 8ª edição do Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, ocorrerá entre os dias 21 e 25 de julho, na cidade de Manaus (AM), e reunirá representantes do Brasil, Angola, Cabo Verde, Galícia, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

O evento é organizado pela Rede Lusófona de Educação Ambiental (Redeluso), em conjunto com o órgão gestor da Política Nacional da Educação Ambiental (MEC e MMA), e com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas e Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas.

O evento traz como eixo de reflexões e discussões a urgência da Educação Ambiental como resposta à emergência climática em sua estreita relação com a  justiça ambiental, a democracia e o bem viver, o que abrange de forma interligada às questões climáticas as políticas públicas, os direitos humanos, o engajamento social e a necessidade do desenvolvimento de sociedades mais justas, equânimes e sustentáveis.

A Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Semmam compartilhará suas práticas e políticas públicas a partir da apresentação dos seguintes projetos e ações:

*Projeto "Mangueando na educação: "Entrelaçamentos de saberes, fazeres e (com)vivências nos manguezais de Vitória/ES", que será apresentado no eixo temático Compromissos internacionais, nacionais e municipais, com as políticas públicas de educação ambiental como resposta às crises ambiental e climática.

O projeto foi criado em 2007, com foco no ecossistema de manguezais. Integra conhecimentos sobre a biodiversidade, etnoconhecimentos e promove vivências junto à comunidade e ao ambiente natural dos manguezais de Vitória;

*Projeto "Educação Ambiental para guarda responsável de animais domésticos": com o trabalho "Famílias multiespécies: Educação Ambiental em bem-estar animal em harmonia", que será apresentado no eixo temático Educação Ambiental e respostas sociais e ambientais - sociobiodiversidade, geodiversidade, ancestralidade, povos indígenas, comunidades tradicionais e grupos em situação de invisibilidade e vulnerabilidade. Esse projeto inovador aborda a guarda responsável e o bem-estar de animais domésticos, oferecendo uma perspectiva educativa sobre a convivência entre humanos e animais;

*Projeto "Educação Ambiental para preservação da Mata Paludosa": com o trabalho "Projeto de Educação Ambiental para conservação do REVIS da Mata paludosa: ações de sensibilização e sustentabilidade em Vitória - ES", que será apresentado no eixo temático Compromissos internacionais, nacionais e municipais com as políticas públicas de Educação Ambiental como resposta às crises ambiental e climática;

*Projeto "Vitória: Cidade Limpa: será apresentado no eixo temático Compromissos internacionais, nacionais e municipais com as políticas públicas de Educação Ambiental como resposta às crises ambiental e climática. Em atividade desde 2017, o projeto foca em ações para reduzir a geração de resíduos sólidos, incentivar a coleta seletiva e promover a consciência ambiental sobre a gestão de resíduos;

*Programa Guardiões Ambientais Mirins de Vitória: será apresentada a experiência exitosa no eixo Educação Ambiental no sistema educativo, juventudes, infâncias e diálogos intergeracionais. O Programa é desenvolvido com o público infantojuvenil em interface com as ações que a Secretaria de Meio Ambiente executa no cuidar da cidade de Vitória. Entre 2023 e 2024, aproximadamente 100 crianças atendidas na Rede Municipal de Ensino de Vitória, assim como aquelas assistidas nos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da PMV, participaram das ações do programa e se tornaram Guardiões Ambientais Mirins.

Também serão apresentadas ferramentas inovadoras que contribuem para o fomento de boas práticas de Educação Ambiental em Vitória, como: "Portal Interativo de Educação Ambiental de Vitória", o intErAge Vix; e o curta audiovisual "Manguezais da Baía de Vitória", produzido pela equipe técnica da Gerência de Educação Ambiental.

Além dos projetos, o relato de experiência do estagiário de Geografia da GEA Vagner Teixeira de Siqueira Filho, sobre sua atuação no Centro de Educação Ambiental, reforçando a importância da educação ambiental na formação de novos profissionais, também será apresentado, o que reforça a importância da abertura de espaço de formação profissional dentro da perspectiva do exercício do estágio ofertado pela Prefeitura de Vitória.

Os trabalhos serão apresentados pela equipe técnica da Gerência de Educação Ambiental dentro das programações do evento e farão parte dos anais do evento, que serão publicados em formato de e-book, ampliando o acesso às experiências de Vitória no campo da Educação Ambiental para todo o Brasil, para os países de língua portuguesa e para o mundo.

Mais informações sobre as ações da Gerência de Educação Ambiental da Semmam no portal intErAgevix


Voltar ao topo da página