Notícias

Diretores participam de formação sobre Conselhos de Escola

Publicada em 14/05/2019, às 17h35

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Conselho de Escola
Eduardo Moscon falou diretamente sobre o papel fundamental dos conselheiros na gestão compartilhada de uma unidade pública de ensino
Divulgação Seme
Conselho de Escola
Mesa de diálogo foi composta por integrantes e ex-participantes dos segmentos que compõem os conselhos

Diretores das 103 unidades da rede municipal de ensino de Vitória participaram de um evento de formação sobre os Conselhos de Escola, cuja temática foi como os conselhos contribuem para a gestão da escola pública.

O encontro foi aberto pelo professor e doutor Eduardo Moscon, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que falou diretamente sobre o papel fundamental dos conselheiros na gestão compartilhada de uma unidade pública de ensino.

"Vitória é um dos municípios no Brasil que mais avançaram na gestão democrática escolar. Oportunizar a formação de conselheiros escolares é uma prerrogativa de Vitória, assim como também ocorre com os grêmios estudantis", disse Moscon.

Em seguida, os diretores participaram de uma mesa de diálogo, composta por integrantes e ex-participantes dos segmentos que compõem os conselhos.

Ministrado pela professora e doutora Karla Veruska, da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o bate-papo contou com relatos de experiências e troca de conceitos acerca da importância do órgão para o fortalecimento da gestão escolar.

Eleições de conselheiros

A formação com os diretores, realizada pela Gerência de Gestão Escolar da Seme, antecede as eleições para representantes dos Conselhos de Escola para o triênio 2019 – 2022, que acontecem no próximo dia 29.

Ao todo, o pleito conta com 1.936 candidatos, que serão escolhidos por votação aberta à comunidade escolar, que é quem compõe os conselhos: estudantes, magistério, servidores e pais.

"O Conselho de Escola é um instrumento de extrema importância para que os pais e familiares acompanhem melhor a vida escolar dos filhos. A participação é democrática e envolve toda a comunidade", explica a secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio.

Estudante e conselheira

"Ser estudante conselheira é muito importante para mim. Eu ouço as ideias dos colegas no grêmio estudantil, na rádio-escola, nas conversas com os representantes de turma e nos recreios e levo essas ideias para a reunião do Conselho de Escola. Lá nós discutimos se é possível ou não. É muito legal", conta a aluna Esther Marina, da Emef Mauro Braga.

Urnas eletrônicas

Uma novidade para a eleição deste ano será a utilização de urnas eletrônicas para dois segmentos: pais e estudantes. Os procedimentos serão formalizados pela Comissão Eleitoral Central da Seme em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES).

Divulgação Seme
Conselho de Escola
Divulgação Seme
Conselho de Escola

Voltar ao topo da página