Notícias

Diretores de escolas treinados para combate a incêndios e saídas de emergência

Publicada em 21/08/2019, às 14h35

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Programa de Prevenção a Incêndios
Diretores de unidades de ensino da rede municipal receberam orientações do coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno

Diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participaram nesta quarta-feira (21) de uma oficina para elaboração do Plano de Emergência e Evacuação Escolar. O encontro aconteceu no auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Itararé.

A ação faz parte dos desdobramentos de reuniões e simulados que já foram realizados graças ao programa "Proteção e Prevenção a Emergências", que leva para o espaço escolar a cultura da prevenção, com capacitações e palestras contra incêndio.

A oficina foi ministrada pelo coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, e contou com apoio do Corpo de Bombeiros e da Gerência de Acompanhamento e Manutenção das Obras da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

"A capacitação dos servidores é uma etapa fundamental do programa Proteção e Prevenção a Emergências pois, em uma situação de risco, são eles que tomarão as primeiras providências para garantir a evacuação da escola e, consequentemente, a segurança de todos", explicou Jantorno.

Plano

Cada gestor recebeu cópias do documento do plano de emergência e evacuação, que traz detalhamentos e informações importantes, como tipos de incêndios, hipóteses de emergências, formas adequadas de abano de área, rotas de fugas, entre outros itens.

Cultura de prevenção

"Estamos trabalhando e criando uma cultura da prevenção no espaço escolar. Iniciando essa atividade pelas escolas, a possibilidade que a gente tem de levar esse novo hábito para o ambiente familiar é muito grande e, assim, a gente caminha nessa direção de ter uma cidade pioneira no desenvolvimento de ações voltadas à prevenção, à segurança e à proteção", reforçou a secretária de Educação, Adriana Sperandio.

Comitê

O programa Proteção e Prevenção a Emergências é mais uma etapa do Comitê de Gestão Integrada de Segurança contra Incêndios, criado pela PMV em fevereiro, que tem como objetivo intensificar as ações de segurança em todos os equipamentos públicos da administração municipal.


Voltar ao topo da página