Notícias

Dia Nacional da Guarda: valorização da corporação de Vitória fortalece trabalho

Publicada em 10/10/2019, às 15h19

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Guarda Municipal
Agentes da Guarda Municipal atuam para prevenir a violência urbana e para garantir a fluidez no trânsito (ampliar)

O Dia Nacional da Guarda Municipal é celebrado nesta quinta-feira (10). Em Vitória, o órgão foi criado por meio da lei municipal nº 6.033/2003 para levar mais segurança às ruas da capital, trabalhando no combate à violência urbana, e também para atuar na fiscalização do trânsito, dentre outras atribuições.

Os agentes estão inseridos na Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) e atuam nas equipes de Operação e Fiscalização de Trânsito, Proteção Comunitária e na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom). No total, Vitória conta com 470 guardas municipais. 

Investimentos

A Prefeitura de Vitória tem investido para equipar e preparar os agentes para lidar com as funções do dia a dia. Exemplos são a ampliação do espaço físico da Ciom e a oferta da ferramenta Guarda Online nos smartphones para uso nas atividades cotidianas.

Além disso, um convênio firmado junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Ministério da Justiça, possibilitou investimentos aproximados de R$ 600 mil para a compra de 30 computadores e 20 rádios para internet a base.

Frota

A frota de veículos foi renovada e os servidores contam com viaturas operacionais novas, motocicletas, quadriciclos e um ônibus novo para ações sociais.

Treinamento

Todo o efetivo que atua no trânsito está passando por treinamento em armas de fogo, em conformidade com a lei federal 13.022/2016 e autorizado pela Polícia Federal, para que os agentes possam atuar armados após a formação prevista para 2020.

Confira galeria de fotos das equipes:

Guarda Municipal

Proteção

"A Guarda Municipal desempenha funções importantes e suas contribuições na proteção dos prédios municipai,s como escolas, unidades de saúde e parques, além do complemento ao trabalho realizado pelas polícias Militar e Civil, têm sido decisivas para a promoção da segurança pública na cidade”, aponta o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota.

"A tecnologia é fundamental para garantir segurança e auxiliar na fluidez do trânsito e os nossos agentes têm aproveitado o investimento nessas ferramentas para aprimorar o trabalho em prol da população", afirma o subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti Esguersoni.

Guarda 24 Horas

Os agentes fazem rondas também durante a madrugada - Guarda 24 Horas - para agilizar o atendimento a ocorrências policiais e delitos flagrados por meio da Ciom.

Cerco Inteligente

Nela também são monitoradas as informações do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, sistema que já ajudou na recuperação de 186 veículos roubados e furtados e 73 carros clonados, e do Botão do Pânico.


Voltar ao topo da página