Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente: Vitória terá programação especial em junho

Publicada em 30/05/2023, às 14h05 | Atualizada em 31/05/2023, às 17h52

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

Eduardo Cardoso/Divulgação
Lua cheia no Parque da Fonte Grande
Lua cheia vista do Parque da Fonte Grande.

A Prefeitura de Vitória preparou uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece na próxima segunda-feira (05). As ações, elaboradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), começam no domingo (04) e seguem até o final do mês de junho.

"O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data para relembrar a importância da sustentabilidade e estimular mudanças de atitudes das pessoas. Assim, preparamos atividades para que os cidadãos possam se organizar e ajudar a causar impactos positivos em nossa cidade e no planeta", enfatizou o secretário da pasta, Tarcísio Föeger.

Projeto Lua Cheia

No domingo (04) haverá mais uma edição do projeto Lua Cheia na Fonte Grande, que tem atraído muitos moradores e turistas para a contemplação do astro e curtir as diversas sensações promovidas pelo satélite natural da terra de um ponto espetacular: o Mirante da Cidade. O evento é gratuito e contará com apresentação musical ao vivo. 

O parque estará aberto à visitação até as 20 horas e não é necessário agendamento. Em caso de chuva ou tempo muito nublado, a visualização da Lua Cheia não será possível e o encontro não será realizado.

Guardiões Ambientais Mirins

O Dia Mundial do Meio Ambiente, na segunda-feira (05), contará com eventos voltados à sustentabilidade na cidade e proteção do meio ambiente. Das 9h às 16h, no Parque Pianista Manolo Cabral, que fica no Barro Vermelho, haverá ação de mutirão para recolhimento de tampinhas plásticas que serão revertidas para causa animal da ONG Vira Lata Vira Luxo.

Jansen Lube
Mutirão Praia Limpa com apoio dos bombeiros
Para celebrar o Dia dos Oceanos e a vivência dos Guardiões Mirins, haverá uma grande ação de limpeza na praia de Camburi, na quarta-feira (07). (ampliar)

Na parte da tarde, às 14 horas, ocorrerá o lançamento de uma rede solidária de Guardiões Ambientais Mirins de Vitória (GuaAmMins), no auditório da Prefeitura. O programa tem como objetivo possibilitar a crianças e jovens participar e disseminar boas práticas de educação ambiental com o intercâmbio entre unidades escolares, comunidade ou instituições que desenvolvam atividades de cunho socioeducativo ou projetos sociais, tendo como premissa o cuidar patrimônio socioambiental da cidade de Vitória.

Limpeza na praia de Camburi

Para celebrar o Dia dos Oceanos (08/06) e a vivência dos Guardiões Mirins, foi programada uma grande ação de limpeza na praia de Camburi, na quarta-feira (07), com a participação de educadores ambientais e coletivo, no período das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Também será realizada ação embarcada para visita de campo em conjunto com a equipe de Fiscalização e apresentação dos procedimento para realização da coleta da água para análise da balneabilidade das praias pela equipe da Coordenação de Monitoramento Atmosférico, Hídrico e do Solo, da Semmam.

Música na Infância

Nos dias 10 e 11 (sábado e domingo), acontecerá o Festival de Música na Infância (Musin), no Parque Pedra da Cebola, na Mata da Praia, com atração musical, sempre no período das 15h às 21h.

Bem-estar animal

Na semana de 12 a 16 de junho, ocorrerá a solenidade de assinatura do termo de compromisso com a faculdade Faesa, para garantir o bem-estar animal e o fornecimento de serviços veterinários como a realização consultas e exames de sangue e de diagnósticos por imagem para animais vítimas de maus-tratos identificados por meio das vistorias realizadas pelos técnicos Semmam.

No sábado (17), a programação contemplará mais um evento de adoção de animais, na praia da Guarderia, na Curva da Jurema, no período das 9h às 13h, em parceria com a Fumaral Pet Shop.

Bruna Rezende
Foto para a matéria da temporada baleia jubarte 2023
Até o final do mês de junho será assinado o Acordo de Cooperação com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. (ampliar)

Outros eventos

Também serão realizados, até o final do mês de junho, solenidade de assinatura de Acordo de Cooperação com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, visando principalmente a orientação, a instrução e a observação de baleias, gratuitas aos estudantes da rede; e a assinatura de decreto e lançamento do Programa de Educação Ambiental, bem como a posse dos membros da Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (Cimea), para o biênio 2023/2024.

Também fazem parte da programação, a posse dos novos membros do Conselho APA Baía das Tartarugas, para biênio 2023 e 2024, e a formação em educação ambiental de agentes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Dia do Meio Ambiente

Em 5 de junho de 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizava um dos eventos mais importantes sobre meio ambiente em Estocolmo, na Suécia. Uma conferência discutia o futuro ecológico do planeta. Na ocasião, foi instituído o "Dia Mundial do Meio Ambiente".


Voltar ao topo da página