Notícias

Dia Mundial da Criança: alunos viram gestores de Vitória por um dia

Publicada em 19/11/2018, às 16h10 | Atualizada em 20/11/2018, às 13h47

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Dia Mundial da Infância
Alunos da rede municipal vão discutir a gestão da cidade durante reunião com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e secretários

Nesta terça-feira (20), cerca de 50 estudantes da rede municipal de ensino vão discutir caminhos de maior participação de adolescentes no desenvolvimento de Vitória. Eles vão participar das atividades do Dia Mundial da Criança, tendo a oportunidade de atuar na gestão da Prefeitura por um dia.

Das 9 às 12 horas, os alunos participarão da oficina "O que propomos para fortalecer a participação dos estudantes na gestão de nossa cidade?", no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aristóbulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira.

Das 14 horas às 15h30, eles acompanharão vários secretários municipais em suas agendas de trabalho, como reuniões e visitas. Eles terão atividades nas secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Educação (Seme), Saúde (Semus), Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Esportes e Lazer (Semesp), Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) e Segurança Urbana (Semsu), além da Procuradoria Geral do Município (PGM).

Às 16 horas, eles se encontrarão com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e sua equipe na sala de reuniões anexa ao gabinete do Palácio Municipal, onde apresentarão propostas de ação e
dialogarão com os gestores municipais.

A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seme) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A data ganha ainda mais importância no Brasil por coincidir com o Dia da Consciência Negra.

Atividades

Diego Alves
Dia Mundial da Infância
Estudantes vão participar da agenda dos gestores municipais e debater sobre a participação dos adolescentes na gestão da cidade

Durante toda a semana, acontecerão atividades voltadas para gestores, técnicos, educadores e, principalmente, estudantes.

Desta segunda (19) a sexta (23), acontece a Semana Municipal da Infância e da Adolescência. A agenda teve início no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), com palestras sobre a importância da atuação dos estudantes na gestão da escola pública e da cidade.

Na parte da manhã, a programação ficou por conta da coordenadora de Desenvolvimento Curricular da Educação Infantil da Seme, Dina Lúcia Fraga, com a palestra "Criança e a Educação Infantil na cidade". À tarde, a representante di Unicef Ana Carolina Fonseca ministrou a palestra "Protagonismo Juvenil: Qual participação queremos".

Gestão compartilhada

"Esse trabalho do Unicef é muito importante, e nós apoiamos de forma entusiasmada. Vamos receber os alunos da rede municipal para que eles possam experimentar essa experiência maravilhosa que é a solução dos desafios de forma coletiva, através da democracia e da participação de todos. É, mais uma vez, uma visão de gestão compartilhada que nós batemos na tecla em Vitória, de que é o caminho para superarmos os desafios que temos em nossa cidade", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"Este momento é muito importante. Somos uma cidade educadora, que se preocupa em dar vez e voz às crianças e aos adolescentes. Isso, indiscutivelmente, é muito importante no fortalecimento educacional dos nossos alunos. Quero agradecer mais uma vez a parceria do Unicef pela formação de espaços escolares cada vez mais intensos, focados na proteção dos direitos das crianças e adolescentes", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

"É muito legal perceber a insistência do município em investir no empoderamento das crianças desde cedo, dando a elas o sentimento de pertencer àquele espaço por direito", disse a representante do Unicef no Espírito Santo, Vânia Tardin.

Data

O Dia Mundial da Criança é celebrado globalmente no dia 20 de novembro. A data entrou no calendário global em 1954, quando as Nações Unidas escolheram 20 de novembro como o Dia Mundial das Crianças das Nações Unidas, em um esforço para colocar luz sobre os problemas enfrentados por crianças em diferentes partes do mundo.

Programação do Dia Mundial da Infância

Terça-feira (20)

9 horas: Apresentação cultural da Emef/Eja Professor Admardo Serafim de Oliveira
10h30 - Oficina "O que propomos para fortalecer a participação dos estudantes na gestão da nossa cidade?"
Local: Emef Aristóbulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira

14 horas: encontro com secretários municipais

16 horas: encontro dos adolescentes com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e secretários municipais
Local: sala de reuniões anexa ao gabinete do Palácio Municipal


Voltar ao topo da página