Notícias

Dia Internacional do Contador de Histórias: Biblioteca tem programação especial

Publicada em 14/03/2022, às 17h35 | Atualizada em 15/03/2022, às 16h03

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Circuito de Contação de Histórias” acontece em escolas da rede pública municipal de ensino
Circuito de Contação de Histórias” ocorre em escolas da rede pública municipal de ensino. (imagens registradas antes da pandemia) (ampliar)

No próximo dia 20 de março é celebrado o Dia Internacional do Contador de Histórias e para comemorar a importante data a Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, promove, na próxima sexta-feira (18), por meio do projeto Viagem pela Literatura, o "Circuito de Contação de Histórias". A uma programação especial é voltada a enaltecer essa antiga arte que cria magia, fantasia e mexe com o imaginário de crianças e adultos.

Na sexta-feira (18), as ações que ocorrem na sede da biblioteca, localizada no Casarão Cerqueira Lima, que fica no Centro Histórico de Vitória, serão realizadas em dois horários: às 9h30 e às 14h30. Na ocasião, Alzira Bossois, Luciana Merçon e Tiana Magalhães, do grupo Chão de Letras e Marcia Coradine, orientam uma sequência de Contação de Histórias.

Além das contações na instituição, uma série de intervenções será realizada também na sexta (18) em diferentes locais da cidade, como escolas da rede municipal de ensino.

"Esta atividade é uma forma de destacar e valorizar o contador de histórias, que com sua arte desperta emoção, encanto, socialização e imaginação, além de incentivar a leitura", afirmou a bibliotecária e coordenadora do Viagem pela Literatura, Elizete Caser.

Confira a programação completa:

Sexta-feira - 18/03

7h - EMEF Álvaro de Castro Mattos - Jardim da Penha - Contadora: Andréa Gama Alcuri;

8h e 9h - EMEF Prof. João Bandeira - Consolação - Contadora: Fabiana Fernandes França;

09h30 e 14h30 - Contação de histórias na sede da biblioteca;

8h e 14 h - EMEF Aristóbulo Barbosa Leão - Horto - Contadora: Marcela Mendonça;

8h, 11h e 13h - EMEF Mauro Braga - Bairro do Quadro - Contadora: Penha Stocco;

Foto Divulgação
Atividade tem por objetivo destacar e valorizar a arte da contação de histórias
Atividade tem por objetivo destacar e valorizar a arte da contação de histórias. (imagens registradas antes da pandemia) (ampliar)

11 horas - EMEF Alvimar Silva - Santo Antônio - Contadora: Advanir Rosa;

16h - EMEF Adão Benezat - Antônio Honório - Contadora: Fabíola Dias;

13h30 - CMEI Silvanete da Silva Rosa Rocha - Comdusa - Contadora: Camila Quaresma;

15h - CMEI Ocarlina Nunes de Andrade - São Cristovão - Contadora: Gislane Azevedo.

A história da data

As comemorações do Dia Internacional do Contador de Histórias começaram na Suécia, entre 1991 e 1992, com o nome de "Dia de Todos os Contadores de Histórias".

Em 1997, contadores de histórias em Perth, Austrália Ocidental, coordenaram uma celebração durante uma semana, comemorando 20 de março como o Dia Internacional de Narradores Orais. Ao mesmo tempo, no México e em países da América do Sul, 20 de março foi celebrado como o Dia Nacional de Narradores.

A partir de 2001, a rede escandinava de contadores de histórias deu um novo impulso ao dia e, a partir do ano seguinte, o evento espalhou-se da Suécia para a Noruega, Dinamarca, Finlândia e Estônia.

Em 2003, a ideia chegou ao Canadá e outros países como o Brasil. Assim, o evento tornou-se conhecido internacionalmente como o Dia Mundial do Contador de Histórias, que hoje é comemorado em mais de 25 países.


Voltar ao topo da página