Alimentação Escolar na Emef TI Paulo Reglus Neves Freire. (ampliar)
Leonardo Silveira
Alimentação Escolar na Emef TI Paulo Reglus Neves Freire. (ampliar)
O Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, é uma data que reforça a importância desses profissionais na promoção da saúde e da qualidade de vida em diversos contextos, inclusive na alimentação escolar. O trabalho desenvolvido pela Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane), da Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme), é exemplo de como a atuação técnica e humana dos nutricionistas impacta diretamente a vida dos estudantes da rede pública.
Atualmente, mais de 42 mil crianças e estudantes matriculados nas 104 unidades de ensino do município, entre Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), têm acesso diário a refeições nutritivas e balanceadas. Esse cuidado é fruto de investimentos em infraestrutura, na aprendizagem e também na equipe técnica, como destaca a nutricionista e coordenadora da Cane, Mariana Zouain. "A elaboração de cardápios é feita mensalmente com base nas necessidades nutricionais que devemos garantir, de acordo com as diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), bem como a safra da agricultura familiar e os nossos contratos firmados com as empresas fornecedoras de insumos," explica Mariana.
Além da oferta de refeições equilibradas, o trabalho dos nutricionistas da rede municipal vai muito além da cozinha. A gestão municipal investiu na ampliação da equipe, permitindo uma divisão por eixos de atuação, como o de Educação Alimentar. "Temos ações nas escolas voltadas para o estímulo à alimentação saudável e tudo que envolve esse processo," reforça a coordenadora.
"É válido destacar que o próprio PNAE orienta que realizemos ações voltadas à educação alimentar e nutricional. O nutricionista é o elo entre a educação e a nutrição. Nosso trabalho impacta diretamente a saúde dos estudantes, mas também o aprendizado", destacou.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública que oferece alimentação saudável e adequada aos estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Ele também prevê a atuação de nutricionistas na elaboração de cardápios, bem como a promoção de ações de educação alimentar e nutricional nas escolas.
O olhar técnico da equipe da Cane complementa o trabalho pedagógico das unidades, assegurando que cada criança tenha não só acesso ao conhecimento, mas também ao direito à alimentação de qualidade, um direito básico garantido com compromisso e dedicação diária por esses profissionais. "É um trabalho muito potente, feito com muita seriedade. Trabalhamos para garantir o direito à alimentação a todas as crianças e estudantes da rede municipal de Vitória," concluiu.