Notícias

Dia do Idoso será marcado por muita programação nas unidades de saúde de Vitória

Publicada em 30/09/2019, às 20h57 | Atualizada em 01/10/2019, às 16h36

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV
CRAI - Centro de Referência ao Atendimento ao Idoso
Crai (foto) e unidades de saúde têm várias ações voltadas para a qualidade de vida na terceira idade

Para celebrar o Dia do Idoso, comemorado nesta terça-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou uma série de atividades que serão oferecidas nas unidades de saúde (US) e também no Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) durante todo o mês de outubro.

Para os pacientes que fazem acompanhamento no Crai, além das atividades de rotina, será oferecido nesta terça um café especial no horário da manhã e da tarde.

A US de Itararé programou uma caminhada até o Monte Horebe, na avenida Leitão da Silva.

Já a US da Fonte Grande vai acolher e conversar sobre diferentes temas relacionados à saúde do idoso.

Atividades para os idosos na capital

US Resistência

Em março de 2014, iniciou acompanhamento da pessoa idosa na modalidade de grupo, com o objetivo de oportunizar um espaço de escuta e compartilhar vivências do cotidiano familiar e comunitário. São utilizados como referencial no planejamento dos encontros o Manual de Saúde da Pessoa Idosa e o Estatuto da Pessoa Idosa.

O grupo é coordenado por assistente social e enfermeira, que oportunizam a participação de outros profissionais da US a partir da temática proposta para os encontros, que acontecem na última segunda-feira do mês, às 14 horas. Contatos: 3223-4851 / 3382-6763.

No dia 8, haverá uma dança circular. No dia 15, haverá uma roda de conversa sobre câncer de mama. No dia 29, está programada uma oficina de congo.

US São Cristóvão

A unidade realiza a "Oficina de Talentos", que é destinada a adultos e idosos. Trata-se de um espaço destinado às pessoas que fazem acompanhamento nas diferentes áreas profissionais e, em algum momento, manifestaram o desejo de integrar-se ao convívio social e que não conseguiram, seja por falta de vontade ou de oportunidade.

Algumas delas relatam ociosidade, solidão, abandono familiar, entre outras situações, o que muitas vezes pode mascarar um mal silencioso, como a depressão.

A equipe multiprofissional conta com assistente social e psicóloga e terá também fonoaudióloga e enfermeira. Os encontros ocorrem às sextas-feiras, das 9h30 às 11 horas. Contatos: 3345-8965 / 3345-8422.

US Itararé

A unidade realiza o grupo "Vida Longa". O objetivo é dar qualidade de vida e garantir bem-estar e manutenção da autonomia de idosos. São utilizadas técnicas e estratégias específicas para tentar evitar quedas e fraturas.

Também são aplicados testes para avaliação da funcionalidade. Os encontros acontecem às terças e quintas, na parte da manhã. Contatos: 3381-6905 / 3381-6901.

US Vitória

São desenvolvidas atividades em Práticas Integrativas e Complementares (PIC's), como do in, Gira Vida, treinamento perfumado (xiang gong) e dança circular.

Os encontros acontecem às segundas-feiras, às 8 horas e às 8h30, na própria unidade, e às quartas e sextas, às 7h45 e às 8 horas, no Parque Moscoso. Contatos: 3132-2118/3132-5103.

Polo da Academia da Saúde do Parque Moscoso (vinculado à US Vitória)

As atividades são abertas ao público em geral, mas têm a predominância de idosos. No turno matutino, são realizadas aulas de alongamento e ginástica localizada, de segunda a sexta, às 7 horas; ioga, às quintas, às 8 horas; e circuito na areia, às segundas e quartas, às 6h30.

Polo Academia da Saúde Camburi II (vinculado à UBS Jardim Camburi)

São oferecidas aulas práticas corporais coletivas de alongamento, às terças e quintas, e ginástica localizada, às segundas, quartas e sextas, às 6h30 e às 7h30. Contatos: 3138-8130 / 3138-8131.

US Praia do Suá

Às terças, quintas e sextas, das 7 às 8 horas, existe o grupo de exercícios destinado à população em geral, mas com predominância de pessoas com idade acima de 60 anos. Contatos: 3382-6512 / 3382-6514

Crai

O Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) é um serviço especializado que oferece atendimento em geriatria e gerontologia.

São atendidos moradores de Vitória acima de 60 anos com agravos de saúde que comprometem a capacidade funcional (autonomia e independência) por doenças não transmissíveis e incapacitantes comuns no envelhecimento, como parkinson, demências, acidente vascular cerebral, entre outras.

O Crai oferta atenção especializada em saúde do idoso e apoio matricial às equipes da Atenção Básica.


Voltar ao topo da página