Respeito à vida, à história e aos direitos. Essas foram as principais reivindicações expressadas na manhã desta quarta-feira (1º), pelos participantes da caminhada alusiva ao Dia da Pessoa Idosa, promovida pelo Centro de Convivência de Jardim Camburi. Com cartazes nas mãos, vozes em coro e muita disposição, o grupo caminhou pela orla da Praia de Camburi para chamar atenção da sociedade para o direito ao envelhecimento com dignidade.
Entre elas estava Maria da Penha da Hora, de 71 anos. Com sorriso largo no rosto e voz potente, ela puxava o coro "1,2,3 o idoso quer sua vez". Ao ouvir o refrão querer saber quais eram elas, Maria da Penha não titubeou: "queremos ser respeitados em todos os nossos direitos. O que mais queremos é respeito. É a vez de ser idoso feliz, direito a celebrar".
Junto ao grupo, Álvaro dos Reis, de 73 anos, disse que o idoso só quer ser feliz. Enquanto Maria da Penha Loureiro de Oliveira Neves, de 68 anos, para melhorar a vida da pessoa idosa é preciso que as pessoas nesta faixa etária tenham mais acesso a espaços de lazer. Frequentadora do Centro de Convivência desde quando tinha 54 anos, ela disse que participar de atividades naquele espaço significa estar em integração com os pares e um apoio para nos momentos difíceis.
Neste momento, dona Maria revelou que entrou no Centro de Convivência nacaminhada con época em que era permitido entrar antes dos 60 anos de idade e, foi isso que a salvou de entrar numa depressão. "Tinha acabado de perder meu marido. E pouco tempo depois minha filha e netos foram morar no exterior, e eu fiquei sozinha. O Centro de Convivência me manteve de pé. Hoje, participo de tudo. Também faço vôlei na praia e viajo sempre para ver minha filha e netos. Vivo outra vida", comentou ela.
A gerente de Serviços de Convivência da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), Cristina Silva, enfatizou que os Centros de Convivência são espaços que contribuem por meio das suas ações com a oferta de atividades em grupo, garante acesso a direitos e possibilita o envelhecimento mais ativo, o convívio comunitário, a autonomia, além de prevenir o isolamento e a exclusão social.
Cristina disse ainda que celebrar o Dia da Pessoa Idosa é um momento para lembrar a importância da valorização da faixa etária acima dos 60 anos, composta por pessoas que já viveram muito, mas que ainda tem muito a oferecer. "A data ajuda a reforçar o respeito aos idosos, a inclusão e o cuidado", ressaltou ela.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, frisou que o Dia da Pessoa Idosa é mais uma forma de chamar a sociedade para um olhar atento também para essa população. "A Assistência Social cada vez mais atua para a consolidação de uma rede de proteção social, por meio da contínua oferta de serviços, projetos, programas e ações que possibilitem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como a superação de situações de violação de direitos", comentou Soraya.
A secretária fez questão de reforçar a importância da união das políticas públicas para a garantia de apoio e cuidados aos idosos, a fim de que possam exercer seus direitos de cidadania.