Notícias

Dia do Guarda Civil Municipal de Vitória: proteção e cuidado 24 horas na cidade

Publicada em 03/09/2019, às 17h06

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Guarda Municipal a serviço da população no Centro de Vitória
Vitória conta com 226 agentes comunitários da Guarda Municipal
Leonardo Silveira
Novos Smartphones para a Guarda Civil Municipal
Equipe de grupamento de trânsito da Guarda conta com 224 agentes

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória atuam 24 horas nas ruas da capital. E nesta terça-feira (3) é dia de celebrar esses profissionais que trabalham em prol da segurança e da mobilidade da cidade.

Instituído em 2009 pela lei nº 6742, o Dia do Guarda Civil Municipal de Vitória tem por objetivo exaltar os 470 agentes (224 de trânsito e 226 comunitários) que atuam no município.

"Eu tive a honra de votar o projeto que criou a Guarda Municipal de Vitória quando eu era vereador e, agora como prefeito, tenho a honra de liderar os servidores da Prefeitura e a Guarda, que tem seu dia celebrado hoje. A Guarda tem sido extremamente importante para a melhoria da segurança na cidade de Vitória. Quero dar os parabéns e agradecer à Guarda. Que Deus possa abençoá-los nessa tarefa nobre e desafiadora que é cuidar da segurança e da mobilidade da nossa querida Vitória", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende. 

"Os agentes da Guarda Municipal são cada vez mais necessários para o funcionamento da administração municipal, pois muitos atividades de fiscalização demandam apoio de agentes especializados, além de controle e fiscalização de trânsito e do monitoramento da cidade. O guarda municipal apoia o município cuidando dos equipamentos públicos, realizando controle e fiscalização do trânsito e monitorando a cidade por meio de ferramentas que auxiliam o combate ao crime. Cada dia que passa esse profissional é mais necessário para o bom funcionamento da cidade", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Carlos Antolini
Guarda Civil Municipal Comunitária Patrulhamento no Tancredão
Agentes comunitários garantem a segurança de equipamentos públicos
André Sobral
Ação educativa da semana nacional do Trânsito no Parque Moscoso
Guarda Municipal também desenvolve ações educativas, como teatro de bonecos

Educação

O subsecretário da Guarda Civil Municipal de Vitória, Edvandro Sipolatti, destaca que os agentes também atuam em projetos educacionais. "A atuação dos agentes abrange desde ações operacionais a ações de prevenção primária, com palestras e apresentações lúdicas a crianças e jovens, buscando maior integração com a comunidade".

Exemplo

A Guarda Municipal de Vitória, pioneira no Estado, agora também levará a experiência positiva da capital para dois municípios da Grande Vitória. Após um convênio firmado entre a PMV e as prefeituras de Serra e de Viana, os agentes vão ministrar cursos de formação para os agentes das duas cidades.

"Isso demonstra o nível de excelência que a Guarda Civil Municipal atingiu em Vitória. Muito mais ainda pode e será alcançado com o empenho, coesão e sabedoria de todos seus integrantes", disse o secretário.

Em Viana, a formação será para 30 agentes que atuarão nas áreas de segurança e trânsito. Na Serra, serão 62 agentes formados que atuarão exclusivamente na área de segurança.

Investimentos

A Guarda Municipal tem contado com investimentos para equipar e oferecer melhores condições de trabalho aos agentes. Por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e do Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funseg), neste ano foram adquiridas seis novas viaturas e 30 sparks (armas de condução de energia elétrica).

Adquiridas por meio de recursos do Finisa, as viaturas custaram R$ 548 mil e as sparks, obtidas por meio do Funseg, tiveram valor de R$ 142.539,90.

Diego Alves
Entrega de 6 viaturas e 30 sparks
Neste ano foram adquiridas seis novas viaturas para a Guarda Municipal
Diego Alves
Entrega de 6 viaturas e 30 sparks
Corporação também conta com armas de condução de energia elétrica

Voltar ao topo da página