Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Dia do Guarda Civil Municipal de Vitória: proteção e cuidado 24 horas na cidade

Publicada em 03/09/2019, às 17h06

Por Melissa Künsch (mwkunsch@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich

Guarda Municipal a serviço da população no Centro de Vitória

Vitória conta com 226 agentes comunitários da Guarda Municipal

Leonardo Silveira

Agentes da Guarda Civil Municipal em pé e segurando smartphones

Equipe de grupamento de trânsito da Guarda conta com 224 agentes (Ampliar imagem)

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória atuam 24 horas nas ruas da capital. E nesta terça-feira (3) é dia de celebrar esses profissionais que trabalham em prol da segurança e da mobilidade da cidade.

Instituído em 2009 pela lei nº 6742, o Dia do Guarda Civil Municipal de Vitória tem por objetivo exaltar os 470 agentes (224 de trânsito e 226 comunitários) que atuam no município.

"Eu tive a honra de votar o projeto que criou a Guarda Municipal de Vitória quando eu era vereador e, agora como prefeito, tenho a honra de liderar os servidores da Prefeitura e a Guarda, que tem seu dia celebrado hoje. A Guarda tem sido extremamente importante para a melhoria da segurança na cidade de Vitória. Quero dar os parabéns e agradecer à Guarda. Que Deus possa abençoá-los nessa tarefa nobre e desafiadora que é cuidar da segurança e da mobilidade da nossa querida Vitória", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende. 

"Os agentes da Guarda Municipal são cada vez mais necessários para o funcionamento da administração municipal, pois muitos atividades de fiscalização demandam apoio de agentes especializados, além de controle e fiscalização de trânsito e do monitoramento da cidade. O guarda municipal apoia o município cuidando dos equipamentos públicos, realizando controle e fiscalização do trânsito e monitorando a cidade por meio de ferramentas que auxiliam o combate ao crime. Cada dia que passa esse profissional é mais necessário para o bom funcionamento da cidade", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Carlos Antolini

Guarda Civil Municipal Comunitária Patrulhamento no Tancredão

Agentes comunitários garantem a segurança de equipamentos públicos (Ampliar imagem)

André Sobral

Ação educativa da semana nacional do Trânsito no Parque Moscoso

Guarda Municipal também desenvolve ações educativas, como teatro de bonecos (Ampliar imagem)

Educação

O subsecretário da Guarda Civil Municipal de Vitória, Edvandro Sipolatti, destaca que os agentes também atuam em projetos educacionais. "A atuação dos agentes abrange desde ações operacionais a ações de prevenção primária, com palestras e apresentações lúdicas a crianças e jovens, buscando maior integração com a comunidade".

Exemplo

A Guarda Municipal de Vitória, pioneira no Estado, agora também levará a experiência positiva da capital para dois municípios da Grande Vitória. Após um convênio firmado entre a PMV e as prefeituras de Serra e de Viana, os agentes vão ministrar cursos de formação para os agentes das duas cidades.

"Isso demonstra o nível de excelência que a Guarda Civil Municipal atingiu em Vitória. Muito mais ainda pode e será alcançado com o empenho, coesão e sabedoria de todos seus integrantes", disse o secretário.

Em Viana, a formação será para 30 agentes que atuarão nas áreas de segurança e trânsito. Na Serra, serão 62 agentes formados que atuarão exclusivamente na área de segurança.

Investimentos

A Guarda Municipal tem contado com investimentos para equipar e oferecer melhores condições de trabalho aos agentes. Por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e do Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funseg), neste ano foram adquiridas seis novas viaturas e 30 sparks (armas de condução de energia elétrica).

Adquiridas por meio de recursos do Finisa, as viaturas custaram R$ 548 mil e as sparks, obtidas por meio do Funseg, tiveram valor de R$ 142.539,90.

Diego Alves

Entrega de 6 viaturas e 30 sparks

Neste ano foram adquiridas seis novas viaturas para a Guarda Municipal (Ampliar imagem)

Diego Alves

Entrega de 6 viaturas e 30 sparks

Corporação também conta com armas de condução de energia elétrica (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site