Notícias

Dia da Consciência Negra: idosos têm apresentações culturais e educativas

Publicada em 20/11/2019, às 16h15 | Atualizada em 20/11/2019, às 16h17

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Semas
Dia de Consciência Negra no CCTI de Maria Ortiz
Idosos participaram de roda de conversa sobre a importância da cultura negra e a luta do povo negro no CCTI de Maria Ortiz
Divulgação Semas
Dia de Consciência Negra no CCTI de Maria Ortiz
Apresentações de dança dos idosos também fizeram parte da programação do Dia da Consciência Negra

Igualdade, respeito e inclusão social foram temáticas debatidas por usuários do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Maria Ortiz e do Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispi) de Jaburu nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra. 

Os dois espaços promoveram a integração dos participantes por meio de apresentações culturais de congo e carimbó. Também houve oficinas de artes e reflexão com a psicóloga Lia Gandini sobre a data.

"Conversamos e refletimos sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, bem como a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Os idosos identificaram a influência da cultura afrobrasileira nas nossas vidas, através da culinária, da música, da religião, da dança e das artes. Reconhecem que, apesar dos avanços, a desigualdade social e a exclusão ainda estão muito presentes. Reconhecem também que há muito a ser feito no que tange à igualdade de direitos", disse Lia. 

"Realizamos um evento para conscientizar e valorizar a cultura negra, fazendo referência à história no processo de luta pela igualdade social. Houve apresentação do Grupo de Congo União com o educador Eudimar Roseiro, dança carimbó com o educador Vinicius Couti, além de oficina de artes com as educadoras Patrícia Botelho e Nice Mendes, além da reflexão Lia Gandine. Foi uma excelente ação de conscientização", declarou a coordenadora do CCTI de Maria Ortiz, Marcella Rossett Amorim.

Matéria relacionada

Cajuns fazem ações alusivas ao Dia da Consciência Negra

Divulgação Semas
Dia de Consciência Negra no CCTI de Maria Ortiz
Divulgação Semas
Dia de Consciência Negra no Nispi Santo Antônio

Voltar ao topo da página