Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dia D da Inclusão: roda de conversa marca debate com foco no combate ao capacitismo

Publicada em | Atualizada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Divulgação Semcid
capacitismo, dia, d, inclusão, pessoa, deficiência, sine, vitória
Roda de conversa marca debate do Dia D da Inclusão. (ampliar)

Com o tema "Capacitismo e desafios da inclusão PCD no mercado de trabalho", uma roda de conversa abriu o evento Dia D da Inclusão, nesta terça-feira (23). Realizada na Casa do Cidadão, em Vitória, a ação da o tom ao encontro que debate a empregabilidade durante todo o dia.

A iniciativa, promovida pelo Sine Vitória, órgão da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), integra as ações do Setembro Verde e reforça o compromisso da capital com a cidadania plena e a valorização das pessoas com deficiência (PCDs).

O painel, que aconteceu durante a manhã, reuniu no auditório da Casa do Cidadão, profissionais de recursos humanos, assistentes sociais, psicólogos e representantes de empresas para discutir os obstáculos enfrentados por PCDs no mundo do trabalho.

A mesa redonda foi composta pela consultora e palestrante especializada em Diversidade, Equidade e Inclusão, Leidiane Albino, a representante do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Carolina Duarte Gava, pela representa da Superintendência Regional do Trabalho, Georgia Marques Moreira, e pelo procurador do Ministério Público do Trabalho, Estanislau Tallon Bozi. A mediação foi feita pelo representante da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Cosme Peres.

Divulgação Semcid
Roda de conversa marca debate do Dia D da Inclusão - Leidiane
Roda de conversa marca debate do Dia D da Inclusão.

"Eu vivencio na pele as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam. Ainda existem preconceitos. Mas é preciso derrubar essa barreira que as pessoas ainda impõem. Eu percebo que, às vezes, faltam às empresas um olhar com mais empatia para o profissional com eficiência, que muitas das vezes tem qualificação. Mas é preciso dar mais oportunidade para a qualificação também. Quando há capacita, agrega-se mão de obra", apontou a palestrante especializada em Diversidade, Equidade e Inclusão ao abrir as discussões sobre o tema.

Período da tarde

Durante esta tarde do Dia D da Inclusão, a programação segue com uma série de ações práticas voltadas à promoção da empregabilidade e ao cuidado integral das pessoas com deficiência. Na ocasião, os participantes poderão participar de uma rodada de entrevistas com diversos empregadores, realizada in loco, que oferecerá vagas exclusivas para PCDs. Essa iniciativa busca facilitar o acesso direto ao mercado de trabalho e promover a contratação inclusiva, fortalecendo o vínculo entre empresas e candidatos.

Além das entrevistas, serão oferecidos atendimentos especializados, como orientação para emissão e uso da carteira de trabalho digital, apoio do INSS com informações sobre reabilitação profissional e aplicação de vacinas. Também haverá orientações sobre a Rede de Atenção ao PCD em Vitória, ampliando o conhecimento sobre os serviços disponíveis na cidade. O Serviço Porta a Porta estará presente para garantir a mobilidade dos participantes, reforçando o compromisso com a acessibilidade.

O encerramento do evento será marcado por apresentações artísticas às 16h, celebrando a diversidade e o protagonismo das pessoas com deficiência. Essas ações complementam a proposta do Dia D, que não se limita à empregabilidade, mas se estende à valorização da cidadania plena e ao combate ao capacitismo em todas as suas formas.

Divulgação Semcid
Roda de conversa marca debate do Dia D da Inclusão - Leidiane
Roda de conversa marca debate do Dia D da Inclusão. (ampliar)

Abertura

Em sua fala de abertura do evento, o secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Luciano Forrechi, afirmou: "Queremos que as pessoas com deficiência sejam reconhecidas pelo seu potencial e tenham acesso real a oportunidades no mercado de trabalho". Ele ainda reforçou que o 'Dia D' representa muito mais do que um evento de empregabilidade. "Ele simboliza o compromisso da cidade com a justiça social, a equidade e o combate ao capacitismo", disse. E completou: "A iniciativa também busca sensibilizar empregadores quanto à importância da contratação inclusiva e fortalecer parcerias com instituições que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência".

Para secretária municipal de Assistência Social, Soraya Mannato, é "preciso pensar na inclusão das pessoas com deficiência, da readequação dos trabalhos, dos empregos e incluí-las nas novas funções que são ofertadas". Já a subsecretária municipal de Atenção à Saúde, Patrícia Rocha Vedova Pirola, destacou a união de vários entes nessa luta. "Esse é um dia muito importante e que bom que estamos aqui unidos. A Secretaria Municipal de Saúde tem feito um imenso esforço, sempre colocando serviços e um processo mais acessível para todos", destacou.

Serviço:
Dia D da Inclusão
Local: Sine Vitória/Casa do Cidadão
Horário: das 8h30 às 16h30

Programação
8h30 - Credenciamento
9h - Abertura
9h15 às 11h - Painel com o tema Capacitismo e desafios da inclusão PCD no Mundo do Trabalho
11h às 16h - Rodada de Entrevistas com vários empregadores in loco
16h - Apresentações Artísticas
16h30 - Encerramento