Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Curso de confeitaria gera renda e capacitação para moradores

Publicada em 09/08/2019, às 18h40 | Atualizada em 09/08/2019, às 18h49

Por Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao

Céu conclusão da oficina de panificação

Alunos estão concluindo curso de confeitaria no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Guiomedce Paixao

Céu conclusão da oficina de panificação

Curso é oferecido numa parceria entre o Serviço de Inclusão Produtiva com o Programa Qualificar ES

Para cozinhar bem, é essencial ter capricho e dedicação. No curso gratuito de confeitaria oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o Programa Qualificar ES 2019, os munícipes tiveram dois meses e meio de muito aprendizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Ilha das Caieiras.

Durante as aulas, os alunos aprenderam técnicas como: preparo de bolos, tortas e sobremesas (algumas americanas e francesas), quitutes com chocolate e outras.

Deleilza Vieira, de 33 anos, concluiu a faculdade de Comércio Exterior vendendo bolos de potes e disse ser apaixonada por doces. "Pude pagar minha faculdade vendendo bolos de pote. Sempre tive vontade de abrir um negócio, só não sabia o que exatamente. Hoje, eu vejo e sei onde posso investir. Estou começando a vender usando rede social. Isso é gratificante".

Renda

Dayane Fernandes Gomes Zibel Vieira, 27, já trabalha com bolo caseiro e aprendeu várias técnicas no curso. “Já cozinhava bolo caseiro, mas, depois da oficina, aprendi técnicas de como ser mais econômica e gerar renda. Meu sonho, inicialmente, é poder trabalhar em casa, perto dos meus filhos, e depois abrir a minha própria confeitaria", comentou Dayane.

Guiomedce Paixao

Céu conclusão da oficina de panificação

Dayane Fernandes já trabalha com bolo caseiro e aprendeu várias técnicas no curso

Guiomedce Paixao

Céu conclusão da oficina de panificação

Deleilza Vieira concluiu a faculdade de Comércio Exterior vendendo bolos de potes e disse ser apaixonada por doces

Oportunidades

"Sou apaixonada por gastronomia, seja um macarrão com tempero ou bolos. Quero muito conquistar as minhas coisas e, quem sabe, ensinar a outras pessoas uma oportunidade que eu tive um dia", ponderou Angelica Conceição de Oliveira, 20.

"Encontrei no curso de confeitaria uma nova oportunidade de adquirir conhecimento e experiência na culinária e na cozinha industrial. Um dos ingredientes que tivemos aqui foi o companheirismo de todos", citou Reginaldo Neves, 55 anos.

Empreendedorismo

"Acredito que trazer a qualificação para dentro da comunidade é muito importante. O nosso objetivo, além de capacitar os alunos, é trazer para eles uma visão mais empreendedora. Sabemos que o desemprego está alto e, com isso, eles conseguem produzir seus produtos dentro das próprias residências e ter uma renda de uma forma mais fácil", explicou a instrutora de Educação Profissional de Gastronomia, Vivian Pavan.

"A Inclusão Produtiva promove qualificação profissional para os munícipes com a finalidade de buscar uma oportunidade no mercado de trabalho e despertar para o empreendedorismo e economia solidária, com a perspectiva de gerar renda, construir autonomia e buscar o empoderamento das famílias", citou a assessora técnica da Inclusão Produtiva responsável pelas oficinas de iniciação profissional, Márcia Muricy Santiago.

Cursos

O Qualificar ES é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e os cursos são oferecidos em parceria com a Semas. Além do curso de confeitaria, estão sendo realizados os cursos de maquiagem, design de sobrancelha e panificação.

Guiomedce Paixao

Céu conclusão da oficina de panificação

"A Inclusão Produtiva promove qualificação profissional com a finalidade de buscar uma oportunidade no mercado de trabalho", disse Márcia Muricy

Guiomedce Paixao

Céu conclusão da oficina de panificação

"O nosso objetivo, além de capacitar os alunos, é trazer para eles uma visão mais empreendedora", afirmou Vivian Pavan


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site