Notícias

Cultura lança edital emergencial para artistas de Vitória

Publicada em 23/06/2020, às 10h40 | Atualizada em 24/06/2020, às 13h59

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Melissa Künsch


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

André Sobral
Viradão 2019
Serão 160 apresentações de artistas, nas mais diversas linguagens artísticas, pela internet (ampliar)

Para prestar apoio a artistas, técnicos e demais profissionais das áreas de arte e cultura que estão impedidos de realizar apresentações durante este período de isolamento social, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) lança, nesta terça-feira (23), o edital emergencial de seleção de proposta de apresentação artística - projeto “Arte em Casa”. Serão 160 apresentações de artistas, nas mais diversas linguagens artísticas, pela internet.

Clique aqui para ler o edital

Ao todo, o edital prevê o valor de R$ 240 mil para 160 propostas, voltadas para o público infantil, jovem ou adulto, que serão selecionadas para apresentações em duas fases.

O período de inscrição para ambas é único e pode ser feito desta quarta-feira (24) até o dia 8 de julho, pelo site Prosas. O edital prevê duas categorias: apresentação livre, que pode ser ao vivo ou gravada, e apresentação musical, obrigatoriamente ao vivo.

Os proponentes devem comprovar residência em Vitória. A forma de contratação será por inexigibilidade de licitação.

Alento

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, frisou a importância dos artistas para a sociedade brasileira e destacou as dificuldades enfrentadas do setor.

"É obrigação do poder público zelar pelos artistas, produtores culturais e todos aqueles envolvidos na produção da arte e da cultura no município. Esse edital é uma forma de trazer um alento para o artista nesse momento tão difícil que a pandemia nos impõe", explicou o secretário.

Grijó ainda salientou que as apresentações são uma forma de mostrar o trabalho dos artistas locais e de manter a população isolada em casa com uma programação de qualidade.

Apresentações

O projeto "Arte em Casa" contempla as mais diversas linguagens artísticas, tais como: dança, teatro, contação de história, poesia, teatro de bonecos, performance, circo, artes plásticas, entre outras não especificadas, além de apresentações individuais de música nos formatos canto com acompanhamento instrumental, somente instrumental, DJ set, dentre outras intervenções na mesma linguagem. 

Campanha de Conscientização

Os artistas contemplados deverão, durante suas apresentações, promover a conscientização sobre o coronavírus (Covid-19) e a importância do isolamento social. As apresentações devem ainda ser realizadas sem aglomerações ou plateia. 

Categorias

a) Categoria 1 – Apresentação Livre: Apresentações, de no máximo três pessoas, que contemplem uma ou mais linguagens artísticas, como dança, teatro, contação de história, poesia, teatro de bonecos, performance, circo, artes plásticas, entre outras não especificadas, para o público infantil, jovem ou adulto. Poderá ser proposta, nesta categoria, a realização de atividade de qualificação e/ou aperfeiçoamento de técnicas relacionadas à área cultural.

b) Categoria 2 – Apresentação Musical: Apresentações de no máximo três pessoas de música nos formatos canto com acompanhamento instrumental, somente instrumental, DJ set, dentre outras intervenções na mesma linguagem, para público infantil, jovem ou adulto. 

Serviço

Vitória lança Edital Emergencial de Cultura - Projeto "Arte em Casa"
Período de inscrição: de 24 de junho a 8 de julho, pelo site Prosas
Vagas: 160, sendo 80 em cada fase do projeto
Edital: clique aqui


Voltar ao topo da página