Notícias

Crianças produzem casacas em oficina do Instrumentarte em escola

Publicada em 13/11/2019, às 09h36

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Wander Silva de Oliveira "Sagrilo"
Criança produz mini casaca em oficina do Instrumentarte
Alunos aprenderam a fabricar uma miniatura do tradicional instrumento capixaba que dá ritmo ao congo

Produzir o próprio instrumento e aprender novos ritmos. Foi essa a proposta do Instrumentarte junto das crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlandina D Almeida Lucas, em São Cristóvão.

Nos dias 30 de outubro e 5 de novembro, o projeto esteve na escola e mostrou como fabricar uma miniatura do tradicional instrumento capixaba que dá ritmo ao congo.

O responsável por guiar as crianças na oficina foi o instrutor e artesão Wander Silva de Oliveira, o Sagrilo. A ideia da ação é promover a valorização da identidade e dos saberes tradicionais, por meio de um processo de criação, produção e troca de saberes, para que a comunidade se reconheça como parte integrante de seu Patrimônio Cultural.

O projeto “Instrumentarte – Ensino de Congo nas Escolas” está dentro das atividades do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

As ações são coordenadas pelo mestre Valdemiro Sales, da banda de congo Panela de Barro, mestre Ricardo Salles, da banda de congo Amores da Lua, e pelo artesão Lutier e folclorista Sagrilo.

O projeto Instrumentarte também leva o conhecimento para as aulas do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras, a Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Adão Benezath, em Antônio Honório, EMEF Orlandina D'Almeida Lucas, localizado em Santa Martha, CMEI Dr Thomaz Tommasi situado em Joana D'arc, Vitória.


Voltar ao topo da página