Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Crianças, famílias e educadores têm roda de leitura ao ar livre em São Cristóvão

Publicada em 27/08/2019, às 12h44

Por Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme

Cmei Ocarlina

Roda de leitura no pátio da unidade reúne alunos, pais e professores (Ampliar imagem)

Divulgação Seme

Cmei Ocarlina

Atividade faz parte do projeto institucional "Pé de Livro" e estimula a leitura (Ampliar imagem)

Além de ser um espaço de ensino e aprendizagem, as escolas municipais de Vitória também são locais de integração e convivência da comunidade escolar. Estudantes, familiares, profissionais e moradores participam ativamente dos projetos e atividades propostas pelos educadores da rede.

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, no bairro São Cristóvão, a literatura é um dos motes dessa integração. Todos os meses, a equipe escolar promove uma roda de leitura no pátio da unidade, reunindo alunos, pais e professores.

“Temos vivido momentos incríveis de integração entre família, crianças e funcionários, além de ser um incentivo à leitura para os pequenos. Os alunos querem contar histórias aos pais e, com isso, observamos uma alegria enorme diante dessa interação”, revela a diretora do Cmei, Maria da Penha Coelho dos Santos.

A atividade faz parte do projeto institucional “Pé de Livro”, uma ação pedagógica que envolve todas as turmas da unidade em um momento de contação de histórias, leituras e apresentações lúdicas.

Divulgação Seme

Cmei Ocarlina

Esteiras no chão, almofadas e tapetes coloridos são colocados para acomodação de todos (Ampliar imagem)

Divulgação Seme

Cmei Ocarlina

Atividade acontece debaixo do pé de manga que fica no pátio da escola, com cestinhas penduradas na mangueira, cheias de livros infantis (Ampliar imagem)

Leitura ao ar livre

“Fazemos esse momento debaixo do pé de manga que fica no pátio da escola, com cestinhas penduradas na mangueira, cheias de livros infantis. Colocamos esteiras no chão, almofadas e tapetes coloridos para acomodação de todos”, conta a educadora Guida Mesquita.

“As crianças e as famílias ficam sentadas e deitadas nas esteiras fazendo a leitura dos livros. Funcionários e pais interagem o tempo todo, além de também contarem histórias para as crianças”, completa.

Incentivo

No Cmei Ocarlina Nunes, é uma prática da equipe incentivar as crianças no processo de leitura e escrita. Através das diversas atividades que são realizadas durante o ano, os estudantes são inseridos nos projetos, atividades sequenciais e ficam integrados aos muitos eventos que acontecem na escola.

Divulgação Seme

Cmei Ocarlina

(Ampliar imagem)

Divulgação Seme

Cmei Ocarlina

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site