Equipe que atua nas barreiras sanitárias aborda pessoas para checar sintomas gripais e orientar para prevenção da Covid-19 (ampliar)
André Sobral
Equipe faz medição de temperatura de passageiros nos ônibus (ampliar)
Nesta quarta-feira (8), as barreiras sanitárias itinerantes, instaladas em avenidas movimentadas de Vitória, completam uma semana de funcionamento. Nesse período, 10.388 pessoas foram abordadas.
Dessas, 89 relataram ou apresentaram sintomas gripais, como coriza, dor de cabeça, febre, dor no corpo ou perda de olfato e de paladar.
As barreiras contam com, aproximadamente, 30 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), da Defesa Civil, agentes da Guarda Municipal e voluntários do projeto Vitória do Bem.
Elas já foram instaladas em vias de Resistência, São Pedro, Santo Antônio, Nova Palestina, Vila Rubim, Bairro República, Maria Ortiz, Jucutuquara, Maruípe, Enseada do Suá e Praia do Canto.
Durante a ação, as equipes orientam as pessoas sobre os sintomas e as formas de prevenção do coronavírus, distribuem máscaras, medem a temperatura e identificam quem está com sintomas de gripe para que sejam monitoradas pelas equipes de saúde do município.
"Alertamos sobre os sintomas da Covid-19 e a importância de buscar os serviços de saúde, que hoje são ofertados tanto nas unidades de saúde e pronto-atendimentos quanto a distância, com a telemedicina, através do 156. As pessoas precisam ficar em casa se tiverem sintomas gripais", afirma a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.
Próximas barreiras
Quinta-feira (9), das 7h30 às 11 horas Barreira 1: em frente à Casa do Cidadão, em Itararé Barreira 2: Rua das Palmeiras, baia de ônibus da praça de Itararé
Sexta-feira (10), das 7h30 às 11 horas Barreira 1: Praça do Carone, em Jardim da Penha Barreira 2: Em frente ao Atlântica Parque (sentido acesso ao bairro Jardim Camburi).