Notícias

Covid-19: PA São Pedro capacita profissionais para atender pacientes suspeitos

Publicada em 21/05/2020, às 16h32 | Atualizada em 21/05/2020, às 16h32

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
Treinamento para enfermeiros do PA de São Pedro sobre coronavírus
Treinamento irá contribuir para melhor manejo de pacientes suspeitos de Covid-19 no Pronto-Atendimento de São Pedro (ampliar)

Desde que foi declarada a pandemia do coronavírus, muitos estudos estão sendo realizados. Pensando na importância das precauções e nos cuidados dos servidores da rede municipal de saúde com os pacientes, o Pronto-Atendimento de São Pedro (PASP) vem realizando uma série de treinamentos com a equipe de Enfermagem para aprimorar a prática profissional nos atendimentos aos suspeitos da doença.

O treinamento é composto de cuidados desde a chegada do paciente, com a oferta do uso da máscara e orientações sobre lavagem de mãos, assim como a importância da etiqueta social, até o cuidado com a manipulação de pacientes internados.

Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, o treinamento irá contribuir para melhor manejo de pacientes suspeitos de Covid-19 e trazer ainda mais proteção e cuidado aos profissionais que estão na linha de frente neste momento.

"O programa de treinamentos foi elaborado pela equipe do PASP a fim de garantir a segurança para o trabalho dos profissionais. Com esse conhecimento, a equipe de plantão terá mais conhecimentos para lidar com o coronavírus e outros agravos de doenças infecciosas", disse.

Mais segurança

Segundo o diretor do PASP, Rodrigo Buback, o treinamento traz ainda mais segurança para os profissionais do equipamento lidaram com casos confirmados de Covid-19. "Estamos trabalhando temas que fazem parte da rotina de trabalho para atendimento de qualquer agravo ou moléstia. O PASP está focado na segurança do paciente e do profissional neste momento da pandemia", relatou.

A coordenadora de Enfermagem do PASP, Adriana Patuzzo, destacou que a pandemia evidenciou a importância do processo dos cuidados prestados pelos profissionais da área. "A maior parte da equipe é formada por esses profissionais (enfermeiros), e este ano foi definido como o Ano Internacional da Enfermagem. Capacitar essa equipe e os demais profissionais é garantir assistência de excelência ao usuário do SUS no PA de São Pedro", destacou.


Voltar ao topo da página