Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Covid-19: Centro de Quarentena começa a funcionar com mais de 40 profissionais

Publicada em 03/07/2020, às 17h04 | Atualizada em 13/07/2020, às 12h33

Por Josué de Oliveira (jgoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades

Leonardo Silveira

Centro de Quarentena no Sambão do Povo

Pacientes confirmados para Covid-19 ganharam estrutura com cama e utensílios no Centro da Quarentena (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Centro de Quarentena no Sambão do Povo

Quartos foram montados nos camarotes do Sambão do Povo (Ampliar imagem)

Foi entregue nesta sexta-feira (3) o Centro de Quarentena de Vitória, que vai atender pessoas em vulnerabilidade social que tenham sintomas leves da Covid-19. O espaço vai funcionar no Sambão do Povo, com capacidade de acolher até 50 pessoas durante o isolamento.

"Esse Centro de Quarentena, que é o primeiro do Estado, tem uma importância social enorme porque muitas pessoas simplesmente não podem fazer isolamento social nas suas casas. Ou porque elas não têm casa - são pessoas em situação de rua - ou porque são idosas e não podem ficar sozinhas nas suas casas, ou porque são pessoas com deficiência, acamadas, em situações que dependem de muito apoio para que fiquem em casa. Nesse espaço, nós teremos assistentes sociais, profissionais de saúde e de segurança para dar todo apoio e conforto para que possam se recuperar no Centro de Quarentena da Prefeitura de Vitória, montado aqui no Sambão", declarou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Equipe

Para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, psicólogos, segurança e limpeza.

As equipes de Saúde e Assistência Social estão fazendo a triagem dos pacientes que serão levados para o local. A previsão é de que os primeiros pacientes já estejam nos quartos na próxima segunda-feira (6).

Ao todo, serão ofertadas 50 vagas para atendimento a cada 15 dias. O local foi equipado com camas e utensílios necessários para acomodar pessoas assintomáticas ou que possuem sintomas leves do novo coronavírus.

Público-alvo

São moradores de Vitória que não conseguem fazer o isolamento social, como idosos acamados, população em situação de rua, pessoas com deficiência ou munícipes que vivem em um espaço onde mora muita gente.

O coordenador do Comitê de Gerenciamento das Políticas Sociais dos impactos causados pela Covid-19, Bruno Toledo, explicou que os abrigados terão alimentação e serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar por 24 horas.

"Esse é o primeiro serviço do Estado. O Centro de Quarentena tem duas funções: a primeira é cuidar das pessoas que mais precisam e que não conseguem fazer o isolamento; a segunda é controlar a disseminação da Covid. Cuidando delas, a gente previne a proliferação da doença", disse.

Leonardo Silveira

Centro de Quarentena no Sambão do Povo

(Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Centro de Quarentena no Sambão do Povo

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 8h às 18h)
Voltar ao topo do site